sexta-feira, 30 de agosto de 2019

A N S I E D A D E!

Coluna do Reitor Padre José Geraldo Teófilo

Ao festejar oitenta anos da Paróquia Santuário de São Benedito, sendo o seu oitavo pároco, sinto-me feliz em poder comemorar o jubileu de Carvalho junto aos nossos paroquianos.

Ao mesmo tempo cresce em mim a responsabilidade para cada vez mais eu me preparar para ajudar com respostas significativas em meio às exigências da sociedade que não tem mais unanimidade cristã. 

Mesmo tendo uma idade que requer estar preparado,  não me sinto ainda  pronto, me coloco com humildade para aprender com o sábio povo de Pedreiras que cultiva um grande conteúdo de fé, uma grande memória e  sua vasta cultura.

Porque estou escrevendo hoje por meio deste importantíssimo Blog? Porque preciso falar de Ansiedade. Todos os dias, tenho encontrado pessoas muito nervosas, cheias de problemas e com a ansiedade em um nível de grande estresse. 

Achei por bem chamar a sua atenção em ler este pequeno artigo para que tome conhecimento do cotidiano desta octogenária  Paróquia que se tornou O GRANDE HOSPITAL DA ALMA.  

Essa Paróquia Santuário, indo todos os dias ao encontro das dores e das múltiplas aflições que surgem na vida do seu  Povo. Posso destacar pessoas com o Coração acelerado, tremor nas mãos, pernas ou no corpo, angústia, apreensão, irritabilidade, dificuldade de concentração, perturbação do sono, rubor, suor excessivo, ganho ou perda de peso sem uma razão específica.

Deparei-me hoje com o espelho da minha alma e vi que muitas vezes sou balsamo, sou palavra, conforto e presença na vida das pessoas, mas ao mesmo tempo com muita humildade, confesso que também tenho vivido com muita ansiedade e estresse.

Diante de tantos problemas da Vida a gente vai sendo consumido pelo AGORA  e VIVEMOS AS FRUSTRAÇÕES E ANGUSTIA DE DESENVOLVIMENTO DAQUILO QUE AINDA NÃO REALIZAMOS. Confesso que muitas vezes esse nervosismo  me deixa  nos labirintos do medo e tem me levado a ficar  irritado comigo mesmo e deselegante com a àqueles que me rodeiam.

A PARTIR DESSA REALIDADE, CONVIDO A VOCÊ A BUSCAR CADA VEZ MAIS  A CENTRALIDADE DA VIDA, DÁ O DEVIDO SENTIDO QUE ELA PRECISA. MUITAS VEZES A ESQUECEMOS E NÃO A VEMOS COMO DÁDIVA DE DEUS. A VIDA  É ÚNICA E VIVÊ-LA COM INTENSIDADE ISSO JÁ É SER FELIZ.

Precisamos fazer da vida um eterno aprendizado e sentir que a desgastamos tão rápida, vamos sendo envolvidos  pelo orgulho,  vamos esquecendo o sofrimento alheio, vamos  alimentando a ansiedade por meio da tecnologia que apenas informa e não forma e quando damos conta esquecemos a alegria de Viver,  não curtimos a família , não saboreamos os momentos concedidos por Deus pai Criador!

Sugiro que você viva sem pressa, se desafie...  Estou tentando reaprender a silenciar e a respirar  em meio aos ruídos do dia a dia,  aos gritos existenciais às vezes para poder se afirmar e firmar, além dos constantes acontecimentos como: o caótico trânsito que nos tira a paz, o som infernal dos paredões,  às musicas eletrônicas barulhentas, e as múltiplas atividades que surgem em um átimo de segundo.

Temos muito medo do futuro,  sei que esse medo parte do inconsciente é como como antecipássemos o problema para doer menos em nós.

Lembrei-me que a velocidade do tempo e das coisas nos deixam tão ansiosos e mais ainda quando nos submetemos ao  crivo de alguém.  Imagine para tirar a carteira de habilitação pessoas amedrontadas erram e ficam reprovadas constantemente. 

Quantos jovens não aumentam a ansiedade quando vão fazer a prova do ENEM, quando vão fazer Vestibular.  Como é visível o nervosismo de um professor quando vai dar a sua primeira aula em uma escola. Um Médico diante de um paciente que precisa de vida para fazer a sua primeira cirurgia. Quando  vamos dar uma Palestra,  como ficamos apavorados com um acidente, com uma má noticia, quando perdemos a passagem, até mesmo para um primeiro encontro.

Diante da Vida, e todos os seus acontecimentos, trabalhemos essa ansiedade, ela só prejudica a saúde e a felicidade.

É natural sentirmos ansiedade em determinados momentos, como nas horas que antecedem um acontecimento importante, uma entrevista de emprego, uma experiência nova, uma prova, teste, apresentação ou ao expor ideias como já mencionei acima. A ansiedade é uma reação normal em situações que podem provocar expectativas, insegurança, medo ou dúvidas. No entanto, quando esse sentimento é negativo ou paralisante, algo está errado.

Dr. Paulo Chaccur Cardiologia - CRM 22868/SP,  fala claramente que a Ansiedade em excesso faz mal ao organismo. Quando o nível de ansiedade é desproporcional aos acontecimentos geradores do transtorno, causa sofrimento e interfere na qualidade de vida, gerando diversos sintomas físicos, além dos emocionais que afetam o desempenho familiar, social e profissional dos indivíduos.

Vou começar a trabalhar-me, e você?



















Nenhum comentário:

Postar um comentário