sábado, 5 de outubro de 2019

CANINDÉ-CE: Com Francisco os Romeiros Nordestinos celebraram a vitória da paz e do bem!

O último dia de Novena a São Francisco das Chagas foi dedicado aos Romeiros do Maranhão!
(Praça dos Milagres/Foto: Joaquim Filho)


Quando chegamos a uma certa idade o desejo que temos é de realizar todos os sonhos que sonhamos durante uma longa jornada de vida e que ainda não foram concretizados. Como a vida passa rápido, quando menos se espera já nos encontramos impossibilitados de tais, por muitas razões, sendo ela a principal a passagem final. 


(Banda Marcial do Santuário de São Francisco das Chagas/Vídeo: Joaquim Filho)


Como filho de autênticos nordestinos - meu pai cearense e minha mãe maranhense - nasci, me criei em Pedreiras-MA vendo todos os anos, por esse período, as pessoas irem para a festa de São Francisco das Chagas, na cidade de Canindé-CE. Então, desde pequeno, passava um filme e muitas interrogações o que toda essa multidão de gente ia fazer lá, o que motivava a isso, qual a finalidade, enfim... Algumas perguntas não existem respostas e, as que têm, só o tempo irá nos responder. 

 

Nossa chegada, visita ao Santuário e as primeiras impressões de um lugar cheio de romeiros com tanta fé!


Portanto, eis que  chegou o momento, depois de 55 anos, de saber de perto que força, que fé é essa que arrasta milhares de pessoas para uma cidade em torno de uma fé e muitas esperanças de transformações de vida em vários aspectos sociais, culturais e religiosos. Prometo não me adentrar nessa questão religiosa, pois nesse campo é preciso que se tenha muita cautela e, sobretudo, tolerância e respeito. 


Através de uma parceria Blog do Joaquim Filho e Prefeitura Municipal de Pedreiras, na pessoa do Excelentíssimo Senhor Prefeito Antônio França, esse ano de 2019, em que se celebra a vitória da paz e do bem em Francisco, realizamos uma viagem no intuito de fazer uma cobertura, ver e sentir de perto essa que é uma das maiores festas religiosas do Brasil. Como bem diz Frei Marconi Lins de Araújo, OFM, Reitor do Santuário de São Francisco das Chagas, no Canindé-CE, na sua apresentação, este ano foi celebrado os oitocentos anos do encontro de São Francisco com o Sultão Melek-el-Kamei, em Damieta, no Egito, e foi esse encontro, segundo o Reitor, com uma autoridade muçulmana que garantiu a presença dos frades e da Igreja na Terra Santa até dos dias de hoje. 


E, segue, dizendo que São Francisco vai sempre ao encontro das pessoas buscando encontrar nelas os vestígios da bondade Daquele que "é o pleno bem, todo bem, o bem inteiro, verdadeiro e sumo bem".





Frei Marconi Lins convidou ao povo a refletir este ano sobre a bondade de Deus presente na história humana desde o início da criação, mas que se revelou plenamente na pessoa de Jesus que "caminhou por toda a parte fazendo o bem..."



Esses dias em Canindé-CE, vivendo um pouco a filosofia de vida de São Francisco, andando pelas ruas, sem preocupação da aparência, de indumentária, sob um sol escaldante, descansando nas calçadas, nos bancos das praças, sob a sombra de uma árvore ou de uma tenda de improviso, foi muito importante para que pudéssemos refletir o valor das cousas, da vida e, sobretudo, Deus, esse ser maior. 



A essência da Festa e a Novena 2019, como se lê na apresentação do Reitor, tinham como proposta celebrar esse encontro importantíssimo para a Igreja e nossa espiritualidade franciscana, sem nos esquecer que este ano a Igreja do Brasil celebrou a Campanha da Fraternidade com o tema: Fraternidade e Políticas Públicas, que nos compromete com o bem-comum expressão do bem e da vida que Deus quer para todos. 



Para a nossa alegria e felicidade de maranhenses, a 9ª noite de novena, 3 de outubro (quinta-feira) foi em homenagem ao Maranhão, com a Solenidade do Trânsito de São Francisco, costume tradicional da Ordem Franciscana, encerra o Ministério da Via, da Morte e Ressurreição. Conhecedores dessa realidade maravilhosa e, ao mesmo tempo angustiante e cheia de esperança, o desejo era a exemplo do seráfico Pai, celebrar o dom da vida e aceitar a morte como irmã, caminho único para a Ressurreição. 



Durante a celebração da Solenidade do Trânsito de São Francisco, o grupo de jovens do Santuário realizou uma bela e muito profissional encenação que narrou os momentos de São Francisco enfermo, o sofrimento e a morte. Uma apresentação de nível de atores profissionais, embora todos fossem amadores e anônimos, muito emocionante. Um momento muito forte e marcante, onde naquele instante sentimos a presença do nosso pai e fomos às lágrimas. Concluímos essa matéria dizendo que valeu a pena os momentos vividos naquela cidade, naquele santuário, ver e respeitar a fé de cada pessoa que ali esteve: homens, mulheres, crianças, idosos, enfim, uma verdadeira festa que celebra o encontro do bem. Deus seja louvado!




















A procissão com o painel com a imagem de São Francisco das Chagas pelas ruas da cidade.
(O sino da Basílica de São Francisco das Chagas anunciando que sairá a procissão sentido a Praça dos Milagres. Uma grande multidão de romeiros já se encontra na concentração nos arredores da Igreja, superlotando as praças e ruas adjacentes./Vídeo: Joaquim Filho)


(Frei Marconi Lins de Araújo, OFM, Reitor do Santuário realizando a abertura da Procissão com o Painel com a imagem de São Francisco das Chagas./Vídeo: Joaquim Filho)



(Frei  Marconi Lins de Araújo registra e agradece a presença do Governador do Estado do Ceará, Camilo Santana e toda a sua equipe de Governo./Foto: Joaquim Filho)











(A gentileza e a educação de Sua Excelência o Governador do Ceará, Camilo Santana, em permitir que fizéssemos uma "self" e registrássemos esse momento sublime de nossa vida)


Chegada na Praça dos Milagres para a Santa Missa. 

 



   
 
     








     






 









 


 
 


   
 

   


De volta para casa: Canindé-CE a Pedreiras-MA. 







Vídeos e fotos: Joaquim Filho

2 comentários:

  1. Os lugares de romaria permitem a realização de experiências únicas..
    Sentimos a presença divina ecoar nas mais variadas expressões de uma fé simples, humilde e vibrante.
    Coisas de Deus...
    Coisas boas...
    Obrigado Senhor!

    ResponderExcluir
  2. Estive presente neste momento único. Uma experiência incrível que me motivou a voltar nas próximas vezes.

    ResponderExcluir