sexta-feira, 25 de outubro de 2019

TORNOU-SE MARANHENSE A SANTA DA BAHIA!

Coluna do Padre José Geraldo
Reitor do Santuário São Benedito Pedreiras-MA. 


O Santuário de São Benedito alegre pela Canonização da Santa Dulce dos Pobres criou uma Capela Gruta para esta Santa Nordestina.

Acredito que para a Igreja Dulce é Santa e para o POVO SEMPRE FOI! Nunca se escondeu por trás de um Habito de Freira, FOI COM HABITO QUE CRIOU O HABITO de enfrentar com muita CLAREZA SUAS IMPERFEIÇÕES! E por acreditar N’AQUELE QUE É PERFEITO, reuniu todos os imperfeitos ao seu redor!

Olhar para Dulce nossa Santa Nordestina, me faz lembrar que somos do mesmo BARRO, DO MESMO NORDESTE, DO MESMO AMOR DE UM DEUS QUE CHAMA PESSOAS TÃO SIMPLES, muitas vezes que nem acreditamos, porque a empoeiramos com nosso VIL PRECONCEITO. 
Santa Dulce é da gente, seu exemplo nos faz GENTE e sua FÉ nos resgata a vida concreta, nos coloca a caminho sem fantasias, seguindo e de mãos dadas para fazer acreditar em um mundo humano de Paz!

Quando tratamos de FÉ, há os que a usam como MAGIA que dificulta o entendimento sobre Santidade. PARA ACONTECER A SANTIDADE TEM QUE PASSAR PELA HUMANIDADE.
Dulce, a Freira TÃO HUMANA, rejeitada, vilipendiada pelos Nobres do seu tempo, é a Dulce Educadora que pelos gestos e palavras singelo, ensinou por meio da sua vida todas as páginas do EVANGELHO.

Não guardou mágoas, não teve tempo para pensar nas pedras jogadas, pois o amor a Blindou fascinantemente.
Quanta riqueza de vida de nossa Santa, pois nos leva a refletir: há os que jogam pedras, MAS HÁ OS QUE ESPALHAM BONDADE E GENTILEZAS!

Dulce como São Benedito o padroeiro de Pedreiras, entendeu, que cuidar dos outros, manifestar bondade e generosidade faz florir a Vida com Santidade.
Olho e contemplo Dulce, como contemplo TRÊS Santos: Santo Antônio com o Pão dos Pobres; São Benedito que nos ensina que a Caridade transforma a vida em FLORES DE BONDADE, PERDÃO, PACIÊNCIA E GRATUIDADE DE DEUS. São Francisco ao chamar irmão vento, irmão lua e irmão lobo de irmãos, faz-nos entender DULCE TÃO DOCE em meio ao RELENTO da vida com os pobres!

Dulce não pediu a Deus como Santa Teresinha uma chuva de Rosas, mas pediu uma chuva de Bênçãos para os desvalidos do seu tempo que necessitavam de casa, comida e liberdade.
Todos os Santos que acima mencionei, têm algo comum com Dulce dos Pobres: eram do mesmo barro e que com suas vidas se tornaram sinais maravilhosos para o nosso contínuo aprendizado.

Dulce mostrou em sua Vida um Sorriso Eterno, porque conhecia bem a quem servia. Este sorriso meigo e sincero era Bálsamo, salvava vidas!


Santa Dulce ensina a Igreja ser comprometida com a Vida, voltar aos Ensinamentos do seu fundador.


Santa Dulce com seu saber experiente e com a ousadia transformada em Atitude nos ensina a esperançar mesmo quando todos dizem não...
Há muitos que tendem só a humilhar, Dulce foi a Senhora do Destino, pois destinava todos para Deus.

Olhando Dulce dos Pobres na Pequena GRUTA – CAPELA do Santuário, peco-lhe todos os minutos que nos ensine a ser ousadia, teimosia nesse mundo provisório.

Ensine-nos a responder as dúvidas e nos fortaleça quando encontramos frágeis e ao mesmo tempo quando encontrarmos nas esquinas da Vida o SER HUMANO DESPEDAÇADO E ARREBENTADO PELA VIDA!
Espero que nossa santa nos ajude contermos a Ignorância que alimenta o poder da Indiferença.

Que a exemplo possamos reascender a chamar do Amor para Iluminar consciências. Que nossa Pedreiras a exemplo da Santa dos Pobres nos ajude a apagar o incêndio da injustiça, do egoísmo e da insanidade.

Que Deus nos faça DÓCEIS como DULCE em uma eterna prece buscar o amor e curar feridas...
Perdoem-me os Sábios, os Cientistas, os Ateus, pois pelo exemplo de Santa Dulce desejamos imitá-la e contribuir para uma Humanidade que SIMPLIFICA E NÃO COMPLICA.

Temos a compreensão de que fazer o bem não pode haver burocracia... APENAS AMAR JÁ DÁ RESPOSTA PARA TUDO.
Por fim, peço a Dulce, a Francisco e a Benedito que favoreça o BEM PARA A HUMANIDADE DESUMANA e continuem a nos inspirar para combatermos O MAL, OS DISCURSOS DE ÓDIO QUE PREJUDICAM RELAÇÕES.

Que a exemplo da Santa de Nossa GRUTA CAPELA tenhamos a plena convicção do que importa na Vida é se importar com o novo que devemos construir.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário