IMPORTÂNCIA DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA DE ENSINO PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO.
A gestão ou administração em sentido amplo pode ser entendida como a utilização racional de recursos para a realização de determinados fins. Ela pode ser orientada para a manutenção da exploração e a dominação ou orientada para a liberdade e a garantia de direitos a toda sociedade.
No Brasil, a gestão pública carrega, ao longo da sua história, um traço patrimonialista sobreposto à dimensão burocrática, que buscou operacionalizar os projetos de interesses dominantes, excluindo o restante da sociedade da participação das decisões públicas. No entanto, saiba que a década de 1980 trouxe para a sociedade brasileira um grande desafio: a consolidação de uma gestão pública democrática, na qual a sociedade pudesse participar das decisões públicas, enfrentando o modelo de gestão patrimonialista-burocrático. Alves (1990).
Porém, em meados da década de 1990, a gestão gerencial começou a vigorar. Embora tivesse como discurso a modernização do Estado e o fim do modelo patrimonialista-burocrático, esse novo modelo de gestão gerencial parece ter ido na contramão de uma gestão democrática que preza pela garantia de direitos e ampliação da cidadania. Alves (1990).
Este infográfico apresenta os eixos da gestão democrática: a descentralização, a participação e a transparência. A partir da compreensão e apropriação desses eixos, os gestores têm orientações seguras para construir uma gestão democrática e participativa nas escolas.
Discutir a democratização do ensino é importante dentro da área da educação. Assim, a democratização do ensino vai muito além da simples universalização da oferta de vagas a todos na escola, mas deve considerar também qual a qualidade de ensino e aprendizagem está sendo alcançada, como ocorre a educação escolar, quais as liberdades dos estudantes, professores, pais/responsáveis e demais membros da comunidade escolar estão envolvidas, como estão as questões de igualdade e equidade de oportunidades em todo o sistema educacional brasileiro. Envolve considerar se a gestão democrática das escolas públicas tem tido resultado, se os membros da comunidade escolar têm se engajado e contribuído com as escolas, auxiliando a equipe gestora em suas ações de planejamento e execução das tarefas cotidianas. Gadotti (1994).
Conforme Saviane (1983), a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP), desponta como um espaço estratégico de fomento da participação e contribuição da comunidade escolar na gestão da escola, fazendo com que a democracia seja posta em prática. Afinal, fazer com que a educação escolar atinja seus objetivos é um compromisso de todos e a democratização do ensino somente pode ocorrer a partir desse envolvimento coletivo.
Lembrando que o PPP é um importante caminho para a construção da identidade educativa. A partir dele, a escola pode pautar suas ações em práticas inclusivas, democráticas, atuantes e críticas, problematizando e contextualizando a realidade em que está inserida, a partir da participação e do diálogo entre os diferentes segmentos escolares.
REFERENCIAS
ALVES, José Matias. Organização, gestão e projecto educativo das escolas. Porto, Edições Asa, 1992. BERNSTEIN, Basil. Clases, códigos y control. Madri, Akal, 1990.
GADOTTI, Moacir. "Pressupostos do projeto pedagógico". In: MEC, Anais da Conferência Nacional de Educação para Todos. Brasília, 28/8 a 2/9/94.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: Teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. São Paulo, Cortez Autores Associados, 1983. VEIGA, Ilma P.A. "Escola, currículo e ensino". Ira: I.P.A.
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