terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Poeta e Escritor pedreirense Marcus Krause em noite de autógrafos.

 Lançamento dos livros "A VIDA SOB MEU OLHAR" e  "MEMÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE PEDREIRAS.

(Foto de Genival)

O poeta, escritor e professor Marcus Krause, servidor do Ministério Público Estadual, membro da Academia Pedreirense de Letras, lançou nessa noite de segunda-feira, na Igreja Nova, localizada no bairro da Prainha, concomitante, dois livros de sua lavra: um de poemas, intitulado "A VIDA SOB O MEU OLHAR" e outro de pesquisa, intitulado "MEMÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE PEDREIRAS", com início às 19 horas.

(Foto de Joaquim Filho)

O evento poético contou com um público considerável, na sua grande maioria, profissionais da área de educação já que uma das obras destaca com muita preciosidade a memória e a história da nossa educação, no qual o escritor e pesquisador foi bastante criterioso e procurou uma forma metodológica de escrever o livro, de tal foma, que o leitor ficará bem informado como tudo se deu, desde o início até os nossos das atuais sobre a educação pública e privada de Pedreiras, desde o ensino fundamental, médio até o superior, destacando as instituições que ora temos na preparação dos nossos alunos para o campo de trabalho e para vida.

(Foto de Genival)

Algumas autoridades locais se ficaram presentes, algumas delas foram convidadas para comporem a mesa de trabalhos, e destacamos as presenças: Nilton Lee, vice-presidente da Academia Pedreirense de Letras, na oportunidade representou a instituição; Dr. Paulo Rogério, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Pedreiras, diretor do Instituto de Oftalmologia de Pedreiras - IOP, no ato, representando Simplício Araújo, secretário estadual de indústria e comércio; Totota, vice-prefeito de Igarapé Grande; Deputado Estadual Vinícius Louro; Maria Santos Albuquerque, secretária municipal de educação de Pedreiras; Apóstolo Neto, da Igreja Nova; Dra. Marly Tavares, vereadora, presidente da Câmara Municipal de Pedreiras.

(Beto Menezes/Foto de Joaquim Filho)

O lançamento contou ainda com a parte musical e cultural dos artistas Paulo Piratta, Beto Menezes e Iacson, cantando músicas autorais para Deus, intercaladas a cada fala das autoridades. Ainda dentro da programação foram exibidos aos presentes dois vídeos: Felipe Camarão, secretário de estado de educação do Maranhão, prefaciador do livro "Memória e História da Educação de Pedreiras; Professor Roberto Mauro Gurgel, vice-presidente do Conselho Estadual de Educação, autor do posfácio do mesmo livro. 

(Escritor Marcus Krause ladeado da família/Foto de Genival)

Após as falas das autoridades que enalteceram as obras e o seu autor, Marcus Krause fez o uso da palavra, agradeceu a todos os presentes e discorreu sobre a ideia da pesquisa de um livro que pudesse contar para as presentes e futuras gerações como se deu a nosso história educacional até os dias de hoje. Aproveitou o momento para agraciar com a obra todos os gestores e gestaras das unidades de ensino, chamando a todos, paulatinamente, para se posicionarem a frente para o recebimento da obra. 

(Foto de Joaquim Filho)

ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS

Jardim de Infância Branca de Neve
Jardim de Infância Pingo de Gente
Jardim de Infância Fátima Roma
Jardim de Infância José de Ribamar Oliveira
Unidade de Ensino Reino Infantil
Unidade de Ensino Balão Mágico
Unidade de Ensino Professor Ernildo de Oliveira Gomes
Colégio Dr. Hershell Carvalho
Unidade de Ensino Imaculada Conceição
Unidade de Ensino Carlos Martins
Unidade de Ensino Naise Trindade dos Santos
Unidade de Ensino Professora Wilna Bezerra
Unidade de Ensino Zeca Branco
Unidade de Ensino Raimundo Monteiro
Unidade de Ensino João Meneses
Unidade de Ensino Janoca Maciel
Unidade de Ensino Manoel Trindade.

(Cantor Paulo Piratta/Foto de Joaquim Filho)

ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS

Centro Educacional Olindina Nunes Freire
Centro de Ensino Oscar Galvão


O escritor Marcus Krause dentro da solenidade de lançamento dos seus dois livros, ainda prestou homenagens a alguns professores e professoras, que ele os chamou de BALUARTES DA EDUCAÇÃO.

Carlos Magno Othero Jardim
Ana Roberta Alves Teixeira
Maria Dalva Rodrigues Queiroz Santos
Daniela Cardoso de Sousa
Aldenora Veloso Medeiros
Pedra Bemvinda Carvalho Salomão
Maria de Nazaré Alves Veloso
Maria de Lourdes Silva Oliveira
José de Ribamar Oliveira
Francisco Rodrigues da Silva
Valter José de Sousa
Geraldo Melo
Professor Conceição
Rita Pereira de Oliveira
Maria de Fátima Costa dos Santos
Lucia Claudia S. Neves Dantas
Samuel de Sá Barrêto
Diógenes Miranda de Sousa
Rosimeire Pereira M. Silva
Maria da Penha de Sousa Krause
Silvana Veloso de Abreu Avelino. 

(Foto de Joaquim Filho)


O autor, Marcus Periks Barbosa Krause, é natural de Pedreiras, nascido em 06/05/1978, professor da rede pública de ensino e servidor do Ministério Público do Maranhão, graduado em Letras e graduando e Pedagogia, especialista em Língua Portuguesa, com ênfase em Gramática, Gestão e governança em Ministério Público; e educação Especial/Inclusiva e mestre em ciências da educação. É membro da Academia Pedreirense de Letras, ocupando a cadeira nº 20, que tem como patrono a professora Janoca Maciel. É articulista do Jornal Pensar a Educação em Pauta da Universidade Federal de Minas Gerais, colunista do blog do Joaquim Filho e autor de diversas publicações em sites e blogs. Possui duas publicações de livros que já citamos nessa matéria. Tem artigo um artigo publicado na revista Jurídica Juris Itinera do Ministério Público do Maranhão ano 2018, sobre a contribuição do Ministério Público à educação do Estado do Maranhão. É membro da Organização Mundial de Educação Pré-Escolar OMEP, professor da rede pública.   

Créditos das fotos para Genival e Marcus Krause             




























































































Nenhum comentário:

Postar um comentário