O papel social da educação
A educação é um caminho no qual o jovem pode encontrar um norte para guiar-se rumo a um destino mais seguro e que poderá render-lhe uma futura profissão e moldar-lhe no processo de sua formação cidadã.
Quão penoso é aos olhos de um professor encontrar um ex-aluno seu que enveredou no caminho da marginalidade ou do submundo das drogas; quão triste é para um professor assistir a um noticiário jornalístico policial e ver a imagem de um ex-aluno seu sendo conduzido pela polícia à cadeia ou o seu corpo enrolado em um saco plástico para ser levado ao IML. A alegria que qualquer docente nutre em seu coração é o de poder chegar a consultório médico, uma loja ou comércio, um escritório ou qualquer estabelecimento e ser atendido por um ex-aluno seu.
A missão docente vai além de despejar conteúdos em sala de aula, vai muito além de preencher diários, realizar planejamentos e cumprir sua jornada de trabalho diária, é uma missão onde o profissional da educação carrega nas mãos não apenas um pincel com apagador, mas detém o poder de orientar, aconselhar e apontar aos seus alunos um caminho no qual eles possam ter possibilidades de transformar suas próprias vidas.
O educador precisa ver em cada aluno um futuro cidadão e um futuro profissional de excelência, acreditando sempre no potencial de transformação que há em cada um deles, mesmo que as circunstâncias atuais não sejam favoráveis à realidade do aluno. Nunca devemos desfalecer ou desacreditar na educação, pois conforme bem afirmou Nelson Mandela: “A educação é arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário