quinta-feira, 10 de março de 2022

NOSSA COLUNA: Eu vou falar...

 O perigo não está na moto, está na conduta.

(Com o amigo e parceiro de viagem, Professor e poeta Marcus Krause. Encontro das águas Rios Corda e Mearim, na cidade de Barra do Corda-MA)

Nota: Lembrando que na imagem acima estamos sem os capacetes porque estamos parados para a foto. As imagens abaixo são ilustrativas, retiradas do Google imagem em 10.03.2022, às 13h. 

Hoje, dia 10 de março de 2022, a nossa coluna que assinamos aqui no blog, vem dar 10 dicas básicas de segurança para motociclistas, embora, muitos que têm o hábito de viajar de motocicletas já conheçam e colocam na prática, não custa nada relembrar. Então, vamos lá. 
1. SEMPRE USE O CAPACETE

O capacete é de uso obrigatório para piloto e carona. O equipamento deve estar fixado à cabeça, preso ao queixo por meio da cinta jugular, sem folga e com a viseira totalmente abaixada.

2. CUIDADO COM A PISTA MOLHADA

Em tempos chuvosos, diminua a velocidade e não acione os freios de maneira brusca em pista molhada. Isso diminui a possibilidade de aquaplanagem, que é a redução do contato dos pneus com o solo.

3. ATENÇÃO AO FREAR

Altas velocidades aumentam o tempo de parada, e dificultam  ação do piloto em manter a estabilidade do veículo.

4. NÃO MANUSEIE O CELULAR ENQUANTO PILOTA

Use o celular somente quando o veículo estiver estacionado e com o motor desligado. Não é permitido colocar o aparelho dentro do capacete para atender ou usar fones de ouvido.

5. CUIDADO COM OS PNEUS

Pneus de má qualidade ou desgastados ampliam o risco de acidentes. Revise sempre a qualidade e a aderência dos pneus.

6. NUNCA PILOTE COM SONO OU CANSADO

Pilotar com sono ou cansado é tão perigoso quanto pilotar alcoolizado. Descanse antes de pegar a estrada.

7. CUIDE DA SEGURANÇA DAS CRIANÇAS

A idade mínima para que a criança vá na garupa de motocicleta é de 10 anos. É importante estar atento ao tamanho da criança e orientá-la quanto ao apoio dos pés nos pedais e a firmeza nos braços e pernas para se segurar.

8. REDOBRE A ATENÇÃO EM CRUZAMENTOS

Além de esperar o semáforo abrir para você, certifique-se de que todos os veículos pararam para prosseguir.

9. CONTE COM O AUXÍLIO DO RETROVISOR

Os retrovisores são itens indispensáveis. É por meio deles que o motociclista se orienta para fazer manobras mais difíceis, eles também ajudam a manter a distância segura de outros veículos. 

10. REDOBRE A ATENÇÃO AO TRAFEGAR NOS CORREDORES
A legislação não proíbe o uso dos "corredores" nas vias, mas caso precise usá-lo tenha cuidado redobrado na movimentação de pedestres e veículos.

Fonte: www.detran.ma.gov.br




























Um comentário: