DISCURSO DR. ALLAN ROBERTO NA ACADEMIA PEDREIRENSE DE LETRAS - APL - NA POSSE DO ACADÊMICO ÉRICO CANTANHEDE
(Dr. Allan Roberto Costa Silva, membro-fundador da Academia Pedreirense de Letras - APL) |
Senhor Presidente desta Academia Pedreirense de Letras, Escritor e Poeta Wescley Brito;
Excelentíssima Vereadora Iaciaria Rios, Digna Representante do Poder Legislativo nesta Solenidade;
Meu admirável neófito hoje iniciado nesta Confraria, a partir de hoje meu CONFRADE, já meu amigo, meu colega, que me orgulha apresentar a essa Academia e à sociedade de Pedreiras aqui representada;
Demais dignos componentes desta Mesa e da sociedade aqui representada nesta Casa cheia:
É com muita honra que eu confesso ter indicado Érico Cantanhede para membro de nossa Academia. Esculápio e Asclépio como eu, homem de grande cultura e das letras, grande cirurgião, lider da classe médica na capital e no Estado e homem de luta que sempre me inspirou em suas causas.
E a deusa da literatura, Atena, com certeza abençoou a minha indicação, pois uma sorte de coincidências caíram sobre essa indicação: eu e Érico somos pedreirenses, médicos, lideres políticos e amante do vinho e das letras e artes. E, por intervenção de Atena, o patrono de Érico nessa Academia foi dar em Pedro Barroso de Carvalho Neto: médico, líder político, discípulo de Baco como nós e amante das artes, aqui representado por seu filho Robert Barroso e esposa.
O Olimpo está presente aqui!
E passo a presentar nosso noviço!
Érico Brito Cantanhede é natural de Pedreiras-MA, nascido no dia 17 de outubro de 1972, filho do Sr. José Antônio Ferreira Cantanhede e da Sra. Angelina Lopes de Brito Cantanhede, tendo como irmãs Raquel, Adriana, Fabiana e Nizia.
É neto dos avós paternos Heradita Ferreira Cantanhede e Ruy Brandão Cantanhede e avós maternos Maria Lopes de Brito e Marcelino Lopes de Brito, sendo sua genealogia por parte do pai de origem portuguesa e da sua mãe, oriundos do Ceará, onde encontraram terras férteis em Pedreiras, pois os mesmos eram retirantes da grande seca no Nordeste na década de 1920.
É casado com a Médica Dra. Keila Regina Matos Cantanhede, tendo como filhas Rafaela Matos Cantanhede (19 anos); Luiza Matos Cantanhede (16 anos); Érika Matos Cantanhede (11 anos).
Veio de Pedreiras para São Luís ainda bebê, pois seu pai, que atualmente é aposentado do Banco do Brasil fora transferido de Pedreiras para a capital maranhense.
Realizou o ensino fundamental em São Luís (MA) no Colégio Batista “Daniel de la Touche”, sempre se destacando como um bom aluno e dotado de uma liderança nata, que sempre o fez representante de turma.
Não passou no primeiro vestibular para Medicina na UFMA, sendo aprovado para Medicina Veterinária na UEMA, onde enquanto fazia o primeiro período, estudava para realizar sua verdadeira vocação de Médico; sendo aprovado na sua segunda tentativa no vestibular de Medicina da UFMA, no dia 29/02/1992 (ano bissexto); concluindo o curso médico em 1998, profissão na qual sempre exerceu sua liderança e representatividade se tornando idealizador e fundador do centro acadêmico de Medicina “Antônio Rafael” (CAMAR-UFMA), inclusive se tornando representante acadêmico no colegiado do Curso de Medicina (UFMA).
Especializou-se em Cirurgia Geral, pelo Hospital Universitário Presidente Dutra (MA), sendo que logo em seguida realizou estágio de especialização em Cirurgia Digestiva do Hospital do Câncer A.C. Camargo (SP), realizando inclusive diversos cursos como o de vídeolaparoscopia avançada- ICARD no Rio de Janeiro(RJ) e em Goiânia(GO), além de estágio de especialização em Endoscopia Digestiva Alta diagnóstica no Hospital Universitário Presidente Dutra (MA).
Trabalhou como Médico Cirurgião em todos os grandes hospitais particulares de São Luís como UDI, Centro Médico e São Domingos.
Trabalhou como Médico Cirurgião plantonista nos hospitais regionais de Peritoró, Pinheiro e por último em Pedreiras, sua terra natal, sempre ajudando a montar as equipes cirúrgicas.
Como empresário na área da saúde é sócio proprietário da Clínica GastroSãoLuís onde atualmente realiza consultas e endoscopias.
É médico concursado da SEMUS de São Luís (MA) do Hospital Municipal Djalma Marques em São Luís (MA)-Socorrão-I, onde exerceu os cargos de Coordenador da Cirurgia Geral, Coordenador da Clínica Cirúrgica, Diretor Geral, onde atualmente exerce o cargo de Diretor Técnico.
É ex-membro da Diretoria do Sindicato dos médicos do Maranhão (SINDMED-MA), e ex-conselheiro do Conselho Regional de Medicina (CRM MA) por dois mandatos;
É ex-presidente e fundador da comissão de ética médica do Hospital Municipal Djalma Marques (MA)-Socorrão-I.
Fundou e foi Presidente da A.M.E.S.S. (Associação dos Médicos do Socorrão I e II), por 02 mandatos, no qual a luta por melhoras no atendimento da saúde pública do estado e da capital teve relevância significativa; inclusive essa entidade médica conseguiu ser uma das mais aguerridas e combativas, conseguindo ganhos não só para a assistência a saúde, mas também para a classe médica.
Nesse aspecto da luta na AMESS, da qual faço parte, sou testemunha da importância de Dr. Érico na combatividade da luta pela melhoria na qualidade de assistência à saúde pública no Estado e nas condições de trabalho da classe médica.
É da autoria do neófito, a frase que fez a classe política e de intelectuais e outros formadores de opinião refletirem e fazerem haver tal pressão sobre o governador do Estado que o fez tomar atitudes quase que forçosamente pela repercussão da frase. Érico proclamou: "Está havendo um genocídio silencioso no Maranhão proporcionado do Estado contra seu próprio povo". Quase uma revolução provocada por uma frase de um intelectual.
É membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), que é considerada a maior entidade cirúrgica da América Latina.
No campo acadêmico foi Professor da disciplina de LHM do curso de Medicina do UNICEUMA, sendo que atualmente é preceptor da Residência de Clínica Cirúrgica do Hospital Universitário Presidente Dutra no Hospital Municipal Djalma Marques.
É mestre em Biologia Parasitária pela Universidade UNICEUMA.
É Doutor Honoris Causa em Saúde Pública pela Universidade Emill Bruner (Miami, Flórida-USA);
É membro da SOBRAMES (Sociedade Brasileira de Médicos Escritores) – Capítulo do Maranhão.
É membro imortal da ATHEART (Academia Ateniense de letras e artes) cadeira n° 19.
Nas últimas eleições, dado seu histórico de luta em defesa da saúde, da medicina e da classe médica, concorreu ao cargo de Vereador pelo município de São Luís, onde obteve 1476 votos, permanecendo como Suplente.
Autor de capítulo nos livros:
"SUPORTE BÁSICO E AVANÇADO DE VIDA" - Editora Atheneu (2005);
"CONTROVÉRSIAS E IATROGENIAS NA CIRURGIA DO TRAUMA - Editora Atheneu (2007);
IV ANTOLOGIA DA SOBRAMES- "TERAPIA POÉTICA" (2015)
V ANTOLOGIA POÉTICA DA SOBRAMES – VIVER, CUIDAR E ESCREVER (2020)
OUTUBRO POÉTICO II ANTOLOGIA- HOMENAGEM A SAMUEL BARRETO (2021)
Autor dos livros:
Poesias - "AS PEDRAS NO MURO" – Editora Sambentuence (2016).
É com muito emoção e com todos esses dignos predicados que eu lhes apresento, confrades, confreiras e Pedreiras, o nosso mais novo imortal dessa Academia, Dr. Érico Cantanhede!
Tenho dito!
*Allan Roberto Costa Silva*
*Membro fundador da APL*
Nenhum comentário:
Postar um comentário