quinta-feira, 3 de agosto de 2023

CRESMAM 60 ANOS: "CRESMANDO COM ELAS".

 NOITE CULTURAL COM CERTIFICAÇÃO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE TRANÇAS NAGÔS E TURBANTES.

Concludentes do curso de Turbante Nagôs e Tranças, ministrado pela pedreirense radicada em São Luís do Maranhão, Rosalina/Foto de Joaquim Filho)


O Centro de Recuperação Santa Maria Madalena - CRESMAM, fundado em 27 de maio de 1963, pelo Padre Luiz Mário Lula, que foi pároco da Paróquia de São Benedito, Pedreiras-MA, na década de 60, este ano de 2023 está celebrando os seus 60 anos. 

(Música ao vivo com as canjas dos cantores Josivan, Tim Veras e Negro Black/Foto de Joaquim Filho)

No sentido de deixar os nossos leitores virtuais, de outras cidades e os pedreirenses mais novos bem informado a cerca da entidade, o CRESMAM, uma das entidades sociais mais respeitadas e tradicionais de Pedreiras, foi fundado com o objetivo de amparar, dar apoio e recuperar mulheres que naquela época viviam em ambientes prostíbulos, através de vários projetos sociais, humanitários e profissionalizantes, fundado por um religioso diferenciado e de visão humanista/futurista.

(No pátio do CRESMAM pessoas participam atentamente do evento cultural: exposição de artesanato, música ao vivo, desfile, falas das autoridades presentes e entrega de certificados/Foto de Joaquim Filho)

Durante esses 60 anos o CRESMAM, embora com altos e baixos, mas sempre esteve em atividade, com pessoas que o administram com compromisso voltado para a missão e o Padre Luiz Mário Lula, mesmo morando no Canadá, sempre teve a alma, o coração e os olhos voltados para a sua Criatura. 

(Cecília, servidora pública federal aposentada, ex-vereadora, ao centro, com um cartaz com a foto de Luiz Mário Lula, fundador do CRESMAM/Foto de Joaquim Filho)

A convite da nossa amiga de longas datas, a nossa eterna Rainha Negra Pedreirense, a Rosalina, atualmente residindo em São Luís do Maranhão, o blog do Joaquim Filho foi convidado para participar da cerimônia de encerramento e certificação de um curso que ela veio dar para mulheres, através do projeto intitulado "Cresmando com elas" de Tranças Nagôs e Turbantes. 

(Rosalina, uma mulher diferenciada, humildade e talento ao extremo. Essa tem história e muito trabalho pela cultura do Maranhão. Tem nosso respeito, carinho e admiração/Foto de Joaquim Filho)

Na oportunidade, o blog do Joaquim Filho teve a honra de fazer uma entrevista com Rosalina, que falou sobre a sua vinda a Pedreiras, que por sinal já está há 15 dias na cidade. 

(Entrevista a Rosalina/Vídeo de Joaquim Filho)

(Foto de Joaquim Filho)

Conversamos também com uma das organizadoras do projeto e também atualmente membra da diretoria do CRESMAM, a senhorita Francinete Braga, que deu mais detalhes e tudo sobre o que ocorreria naquela noite. 

(Francinete Braga, uma das organizadoras do projeto/Vídeo de Joaquim Filho)

O evento foi regado a música ao vivo com as canjas de Josivan, Tim Veras e Negro Black. Houve as falas das autoridades presentes: Vereadora Katyane Leite, Vereadora Dra. Valdete Cruz, Presidente da FUP Maurício Monteiro e a presidente do CRESMAM a senhora Jaqueline.

(Foto de Joaquim Filho)

Após as falas aconteceram as certificações das mulheres que participaram do curso do projeto realizado pela facilitadora Rosalina, desfile e a apresentação do Boizinho Brilho de Benedito. 

Falas das autoridades presentes:
(Jaqueline, presidente do CRESMAM/Foto de Joaquim Filho)

(Rosalina/Vídeo de Joaquim Filho)

(Professora Ana Roberta, Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pedreiras-MA/Vídeo de Joaquim Filho)

(Vereadora Katyane Leite/Foto de Joaquim Filho)

(Vereadora Dra. Valdete Cruz/Foto de Joaquim Filho)

(Andreia, uma narrativa interessante sobre a história da fundação do CRESMAM/Vídeo de Joaquim Filho)

(Maurício Monteiro, presidente da FUP/Vídeo de Joaquim Filho)

Certificação e desfile das concludentes do curso Tranças Nagôs e Turbantes.
(Cecília na passarela/Vídeo de Joaquim Filho)































































Um comentário:

  1. Parabéns por esta linda reportagem em se tratando de Pedreiras e de nossos afrodescendentes, ficou mais linda ainda

    ResponderExcluir