sexta-feira, 1 de setembro de 2023

FESTEJO DE SÃO RAIMUNDO NONATO DOS MULUNDUS EM VARGEM GRANDE-MA.

 BLOG DO JOAQUIM FILHO COBRIU O ÚLTIMO DIA DA FESTA A SÃO RAIMUNDO NONATO DOS MULUNDUS.

(Andor com a imagem de São Raimundo Nonato dos Mulundus, momentos antes da saída da procissão pelas ruas da cidade/Foto de Joaquim Filho)

A Paróquia de São Sebastião, Santuário de São Raimundo Nonato dos Mulundus, na cidade de Vargem Grande-MA, localizada a uma distância, por terra, aproximadamente 153km de Pedreiras-MA, realizou no período de 22 a 31 de agosto de 2023, o tradicional festejo em honra a São Raimundo Nonato dos Mulundus, uma festa religiosa de grande repercussão nacional, atualmente uma das maiores do estado do Maranhão, que acontece naquela cidade sempre nesse período. 

Devido a pandemia da Covid-19, o festejo nesses dois últimos anos não teve a mesma força que teve nesse ano de 2023. Essa declaração é de uma senhora que trabalha na limpeza pública do município, que confessou ao Blog do Joaquim Filho. 

Realmente, uma festa religiosa grandiosa, que movimenta toda a cidade que nesse período volta as suas atenções para os romeiros que lá chegam de varias partes do Brasil e invadem a cidade levando na alma e na bagagem muita fé, devoção no santo, e muita esperança. 

Longe de nós e dessa matéria de abrir aqui uma discussão teológica sobre religião, crença e outras cousas mais. O que nós sabemos, uma vez que constatamos de perto é que se trata de algo mágico, misterioso, que emociona e nos suscita a uma reflexão sobre Deus, fé e a vida. 

Vargem Grande, atualmente, é uma cidade com uma população de 56.510 habitantes, segundo o IBGE, passou à categoria de cidade em 1938, mas a formação política e jurídica do município de que é sede teve origem com a criação, em 1835, da Vila da Manga do Iguará (hoje nina Rodrigues). Em 1840, ainda uma pequena povoação, serviu de acampamento à 3ª Coluna, sob as ordens do major Feliciano Antônio Falcão, das tropas comandadas pelo coronel Luis Alves de Lima e Silva na repressão da Balaiada. Somente em julho de 1842, pela Lei provincial nº 7203, passou à condição de vila. 

Já sobre São Raimundo Nonato dos Mulundus, segundo a escritora e pesquisadora Fátima Oliveira, o festejo de São Raimundo Nonato dos Mulundus, o santo protetor e padroeiro dos vaqueiros, é um novenário - de 22 a 31 de agosto, dia em que ele faleceu (ou foi encontrado morto?), na antiga fazenda, hoje povoado, Mulundus, a 30 km de Vargem Grande (MA).

Há 20 anos, tivemos várias oportunidades de passar por lá e ficar alguns dias realizando um trabalho. Depois disso, recentemente, indo para Luis Correia, passamos por lá e dissemos que esse ano de 2023, querendo Deus, iríamos no último dia da festa. E, com a graça de Deus e a do santo, fomos e fizemos essa tímida cobertura jornalística que ora publicamos em nosso blog de notícias ligadas à cultura e sociedade. 

UM POUCO DA HISTÓRIA DO SANTUÁRIO E DO FESTEJO DE SÃO RAIMUNDO NONATO DOS MULUNDUS.
(Foto de Joaquim Filho)

No início do século XIX, uma comunidade negra estabelecida no município de Vargem Grande na localidade de nome Mulundus a 20 Km da sede municipal, deu origem a uma manifestação popular em torno de um acontecimento que permanece vivo até hoje. 

Um homem do campo de nome Raimundo Nonato, vaqueiro e trabalhador de boa conduta, morador daquela localidade acidentou-se junto a uma carnaubeira quando perseguia uma rês, vindo a falecer por conta de um traumatismo no pescoço, causando a todos motivos de muita comoção e tristeza. A lembrança daquele homem ficou gravada na memória de todos os moradores de Mulundus levando a comunidade a celebrar a memória do vaqueiro ao lado da "carnaubeira" onde ocorrera o acidente. Contam os historiadores que a crença popular cresceu tanto naquela região que toda a carnaubeira foi destruída pelas pessoas que levaram pedaços  para serem usados como produto medicinal. O proprietário daquela localidade com o apoio da Paróquia e de toda a comunidade construiu uma igreja de alvenaria rústica que perdurou por mais de meio século. 

Surgiu então São Raimundo dos Mulundus, cognome criado por conta do povoado do mesmo nome no interior vargem-grandense. Cada ano essa manifestação crescia mais, até que a Paróquia reconheceu o movimento. Estava criado o "Festejo de São Raimundo de Mulundus". 
(Foto ilustrativa, retirada da Internet em 01.09.2023, às 20h)

Até o início de 1950, o povo em romaria se deslocava, durante um dia e meio com destino a Mulundus. Permanecia ali durante o novenário que acontecia de 22 a 31 de agosto. Após o encerramento a romaria retornava. Preocupada com a falta de infraestrutura da localidade e com o grande crescimento que se projetava nos festejos, a Arquidiocese de São Luís do Maranhão transferiu o festejo de São Raimundo para Vargem Grande para poder sediar com melhores condições uma manifestação daquela envergadura. Hoje em dia a cada ano de 22 a 31 de outubro a imagem de São Raimundo volta a Mulundus. 

Romeiros de todo Maranhão e de tantos outros Estados do Brasil cada ano, acorrem ao Santuário de São Raimundo Nonato para agradecer, pedir graças e venerar este grande santo que dedicou a sua vida a Deus em prol dos mais necessitados. (Fonte: Livro da programação do festejo, doado por Josemar, voluntário da Rádio FM São Sebastião).

NA POUSADA SÃO RAIMUNDO EM VARGEM GRANDE-MA.







IMAGENS EXTERNAS DA CIDADE NOS ARREDORES DO SANTUÁRIO DE SÃO RAIMUNDO NONATO DOS MULUNDUS - VARGEM GRANDE-MA.







FOTOS DO MOMENTO DA PROCISSÃO COM AS IMAGENS DE SÃO RAIMUNDO NONATO DOS MULUNDUS E SÃO SEBASTIÃO.





IMAGENS DENTRO DO SANTUÁRIO DE SÃO RAIMUNDO NONATO DOS MULUNDUS NA CIDADE DE VARGEM GRANDE-MA.


(Um reencontro, por acaso, com o empresário Raimundo Louro, ex-prefeito e ex-deputado estadual do Maranhão. Na oportunidade conhecemos a senhora Janaína, filha do saudoso "Bitta do Barão", da cidade de Codó-MA).


(Nossa amiga Sônia Coutinho, da Paróquia de Trizidela do Vale-MA, presente à grande festa de São Raimundo dos Mulundus/Foto de Joaquim Filho)










VÍDEOS DA FESTA DE SÃO RAIMUNDO NONATO DOS MULUNDUS NO ÚLTIMO DIA - 31.08.2023.








O RETORNO PARA CASA

(Passando sobre a ponte que liga os bairros centros e a Tresidela da cidade de Coroatá-MA/Foto de Joaquim Filho)




















Nenhum comentário:

Postar um comentário