REALIZADO NO POVOADO SÃO DOMINGOS DOS CASTROS, MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS GONZAGA-MA, O II FORRÓ DE LATADA.
Edivaldo Santos, membro-fundador da Academia Pedreirense de Letras (APL), poeta, escritor, declamador, produtor de cultura.
Realizado nesse sábado próximo passado, dia 19 de outubro de 2024, com inicio às 12 horas, no povoado São Domingos dos Castros, município de São Luís Gonzaga do Maranhão, o II projeto cultural, intitulado, "FORRÓ DE LATADA", que contou com a participação de grandes nomes do forró de raiz, ou seja, o forró autêntico, o pé de serra, os melhores que podemos ter na nossa região, incluindo alguns que vieram da Capital São Luis do Maranhão.
Senhor Antônio Nunes do Nascimento, conhecido popularmente por "Seu Foice".
Com a produção do poeta Edivaldo Santos, organização de Edinacer e Caboquinho, o II "Forró de Latada" foi, indubitavelmente, um grande evento, que com certeza superou as expectativas, agradando a todos que, apesar da distância, compareceram, prestigiaram, e sobretudo, contribuíram no momento que foi corrido o cofo de palha da contribuição aos artistas, já que todos participaram sem receber cachê, foram mesmo somente por amor a arte.
Vídeo de Joaquim Filho
Os artistas de Pedreiras e Trizidela do Vale que participaram do evento, saíram todos em um micro-ônibus, com a concentração às 10h em frente a casa do Índio do Acordeon e, por volta das 10h30 partiram rumo ao povoado São Domingos dos Castros, local do show.
Poeta Edivaldo Santos declamando o poema "O Plantador de milho". Foto de Joaquim Filho
O II Forró de Latada, realizado no povoado São Domingos, teve o privilégio de ter em sua segunda edição os seguintes nomes do forró: Bebeto Batera, Paulo Mará, Lena Palany, Vicente do Acordeon, Índio do Acordeon, Vinícius Lima, Arthur Gonzaga, Os Castros e Andrezinho do Acordeon. Uma seleção de profissionais de talento para ninguém reclamar e querer o dinheiro do ingresso de volta, mesmo porque lá o evento era livre, democrático e aberto a todos os públicos.
Vídeo de Joaquim Filho
Para nós, na qualidade de blogueiro, de alguém que foi para cobrir esse lindo projeto, fica a nossa observação em relação a forma humilde e educada com que os moradores daquele povoado recebeu a todos que compareceram por lá, inclusive servindo almoço especial e de qualidade, cousa de primeiro mundo, para nenhuma estrela reclamar. Ficam aqui os nossos sinceros agradecimentos a todos.
Nosso amigo de infância "Caboquinho", uma alegria e honra reencontrá-lo depois de muitos anos sem nos vermos.
IMAGEM DA VIDA REAL
A essência pura da poesia está no campo, na vida vegetal, animal, mineral e humana. Os povos campesinos passam para nós, conhecimentos e culturas milenares. Por isso, na qualidade de poeta, produtor cultural e comunicador social, precisamos levar e buscar aprendizado nessas fontes de riqueza intelectual.
Nessa tarde-noite de sábado do dia 19 de outubro de 2024, mais do que nunca, eu descobri porque estou nesse mundo, qual a minha missão, enfim. Na verdade, estamos aqui para sermos felizes e fazer pessoas felizes com o nosso carinho, a nossa palavra, sorriso, abraço e o respeito.
É preciso e se faz necessário que o artista vá onde o povo está, em especial o povo humilde, honesto e trabalhador; gente que pisa no chão, que nos recebe com a alegria provinda da alma.
Que Deus abençoe e proteja os Castros e todas as famílias de São Domingos, que nesse dia 19 foi dos Castros e de todos que lá lavaram o corpo e o espírito com cultura de verdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário