segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

PINTANDO A VIDA NA TELA DA ESPERANÇA...

ÁLVARO PACHÊCO: SABEDORIA E DOM DE DEUS! 
(Pachequinho e Nezilda, artistas plásticos/Foto: facebook do casal)

Atualmente, em se tratando de arte, tanto a nível estadual como nacional, quando se fala da cidade de Pedreiras, estado do Maranhão, a ideia que se tem é de uma terra de poetas, compositores e cantores, pois com certeza, isso se deve aos filhos ilustres que aqui nasceram e levaram o nome da cidade em forma de canção e poesia: Corrêa de Araújo, João do Vale, Chico Viola, Kleber Lago, João Barrêto, Diouro, José Orlando, Neto Arraes, Wescley Brito, Itamar Lima, Herbeth Luis, Samuel Barrêto, Paulo Piratta, Paul Getty, Sabrina, Luci Fabris, Nonato Matos e tantos que já partiram desse mundo como os que ainda estão entre nós.


Mas o que muita gente se esquece, ou ainda não teve a oportunidade de saber, é que a cidade dos poetas, também é a cidade dos artistas plásticos, dos artesãos, das juninas, dos atores e de tantas manifestações culturais populares que aqui existem e que precisam ser mostradas, no intuito que revelemos ao mundo que essa terra abençoada também vive da criatividade cultural do seu povo humilde e trabalhador.


A partir de hoje, uma vez por semana, o blog do Joaquim Filho vai abrir espaço para que os nossos artistas locais, de vários segmentos, possam falar e mostrar um pouco a sua arte para o mundo através desse canal de comunicação.


Hoje falaremos do artista plástico Álvaro Gomes Pacheco Filho, conhecido por todos, carinhosamente, por Pachequinho, nascido nessa terra, Pedreiras, a 18 de setembro de 1965. Como já dissemos, artista plástico; mas também é caricaturista, desenhista, artesão e escultor.


É casado com Nezilda Lima, outra artista plástica talentosa que depois falaremos sobre ela. Filho de Álvaro Pacheco (falecido) e Maria de Jesus, uma família toda composta de artistas tanto na música como artistas plásticos.


Pachequinho é de uma prole de 14 irmãos. É funcionário publico municipal, lotado na Fundação Pedreirense de Cultura - FUP.


Já realizou várias exposições de pinturas em telas em parceria com a sua esposa. Segundo Pachequinho, que nos recebeu muito bem para fazermos essa matéria, o seu estilo de pinturas é mais figurativo, paisagens, caricaturas, natureza morta e animais.


Pretende ainda este ano fazer uma exposição e ainda está estudando o tema. Também trabalha com montagem de cenários, decorações de festas sociais e culturais.


Ao final da nossa conversa na sua residência, no Terraço Xavier, no início da Rua Nona, em Trizidela do Vale, Pachequinho concluiu dizendo:


“Poeta, o que eu sou e faço é mais ou menos isso aí que você colocou no seu texto, ou seja, um resumo da nossa humilde trajetória como artista plástico. Obrigado pela consideração e o valor que você dá a nós artistas em geral temos. Abraços!”













 



Telefone para contato com o artista
(99) 8160 - 8058 - Telas à venda no seu ateliê, no Terraço Xavier, Rua Nova, Trizidela do Vale-MA.

VISITE PEDREIRAS E TRIZIDELA DO VALE-MA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário