sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Trizidela do Vale: 16 de fevereiro dia do Repórter

Coluna do Thony Maranhão
(Jornalista, Repórter, Apresentador, Radialista, Calígrafo, Graduado em Letras, Assessor de Comunicação do Município de Trizidela do Vale-MA)

No dia dedicado ao repórter o Jornalista Tony Maranhão homenageia os seus colegas de profissão e fala sobre algumas dicas para quem quer abraçar essa profissão.

Aprimore suas habilidades de comunicação. Para ser um bom repórter, você vai precisar ler, escrever, falar e ouvir. Você vai precisar saber fazer boas perguntas.

Leia, assista e acompanhe as notícias. Aprenda o que compõe uma boa história e o que a tornaria ruim. O que você gostaria que fizessem melhor? O que parece ser sensacionalismo vazio?

Use um caderno ou diário. Anote os acontecimentos.

Esforce-se para ser preciso e neutro em todas as histórias que você relatar. Tente cobrir vários aspectos de um assunto se ele for controverso.
Registre os fatos de toda a história. Não suponha nada ou invente detalhes. Repórteres devem buscar e relatar fatos. Mentir e criar histórias ou citações, ou ainda distorcer a fala de alguém, prejudicará a sua credibilidade.
Se alguém contar algo, você pode contar a história usando citações. Dessa forma, se alguém se opuser ao que foi dito, não estará se opondo à precisão de seu relato, mas à pessoa que disse aquilo sobre o assunto.

Evite opiniões pessoais. Como repórter, seu trabalho é contar os fatos para que os outros possam criar suas próprias opiniões. Foque-se nos detalhes factuais das notícias e contá-los sem incluir o seu ponto de vista pessoal. Repórteres manifestam suas opiniões em colunas ou editoriais.

Decida em quais meios de mídia você gostaria de trabalhar. Você pode focar na mídia impressa, televisão, internet ou rádio. Comece escolhendo um e amplie-o com o passar do tempo. Mídias impressas são uma excelente forma de começar e é a forma com a qual muitos repórteres bem-sucedidos começaram.

Comece uma história contando quem, o que, quando, onde, como e por qual motivo. Elabore os detalhes a partir disso, começando do mais importante para o menos importante. Ao incluir as informações mais importantes primeiro, você permitirá que o seu editor elimine o final da história (uma ferramenta para caso ela fique longa demais).

Procure por histórias que você considere interessante. Você pode contar notícias que envolvem acontecimentos atuais ou temas atuais que sejam de interesse geral.
Exemplos de assuntos de notícia:
Informações sensíveis ao tempo. Se é relevante hoje mas não será na próxima semana, próximo mês ou próximo ano, você deve contá-la em forma de notícia.
Recentes alterações no governo ou na política.
Acidente de avião ou outra tragédia.
Qualquer outro assunto que seja alarmante ou contenha dramaticidade.
Um exemplo de tema atual é:
Histórias sobre personalidades locais e suas conquistas.
Fatos históricos ou acontecimentos do passado.
Outras histórias que são interessantes ou que são sobre pessoas interessantes, mas não são sensíveis ao tempo. Em outras palavras, algo que seja interessante hoje, assim como seria daqui há algumas semanas ou no mês que vem.

Inicie localmente. Geralmente, notícias locais têm pior cobertura que qualquer outra e, ao mesmo tempo, são as mais importantes. A câmara municipal toma decisões todos os dias e que afetam a cidade inteira.

Participe de eventos. Um novo parque foi inaugurado na cidade? Uma campanha está sendo iniciada? Esteja lá e publique uma nota sobre o acontecimento para quem não participou.

Comece escrevendo como freelancer. Vá a eventos, pesquise histórias, etc. Escreva as histórias e as envie para veículos de comunicação. Se estiver bem escrita e ainda não tiver sido publicada, você pode conseguir que ela seja usada por algum deles.

Se você tiver boas informações e os repórteres do veículo também tiverem, elas podem ser combinadas e o seu nome será citado como contribuidor.
Artigos interessantes de temas atemporais podem ser uma boa forma de começar a ter seu trabalho publicado. O editor pode guardar esses artigos e inclui-los para preencher o espaço em dias com poucas notícias relevantes.

Trabalhe em revistas e jornais locais. Geralmente, essas mídias precisam de boas pessoas. Mesmo que não paguem, ou não paguem bem, é uma ótima forma de dar os primeiros passos.

Obtenha um passe de imprensa. Isso é mais fácil de ser conseguido se você puder comprovar vínculo com uma publicação ou veículo. Passes de imprensa não vão permitir que você entre em qualquer lugar, mas em muitos casos, ele permitirão que você fique melhor informado e tenha mais acesso à informações do que o público em geral.

Carregue uma câmera e um gravador para tê-los em mãos quando precisar. Esteja preparado para fazer anotações.

Fonte: https://pt.wikihow.com/Ser-um-Repórter





















Nenhum comentário:

Postar um comentário