quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Esperança – o teu nome é Pedreiras!

Coluna do Dr. "Doidão"
(Foto retirada do Google Imagem, em 01.11.2018, às 14h11)


"... Mas França está perdido na prepotência, incompetência e corrupção..."


A primeira frase do hino oficial de Pedreiras é o título desse ensaio: “Esperança – o teu nome é Pedreiras.” E, analisando a história política recente de nossa cidade comprovaremos que nosso povo pode ser sofrido e traído, porém, é valente e não perde nunca a ESPERANÇA.

Em meados dos anos 60, a cidade vivia há décadas sob o coronelismo de Chico Sá, que foi vencido pelo jovem médico Josélio Carvalho Branco. Enterrou-se aí um ciclo. Os Branco dominaram duas décadas, até que a esperança renasceu com o nome de Graça Melo, eleita prefeita em 1988. No Brasil da hiperinflação a ex-prefeita frustrou e a esperança foi renovada trazendo de volta o carismático e popular médico Pedro Barroso em 1992.

Já em 1996, essa esperança atinge um ápice histórico, pois um jovem vereador capitaliza o sentimento de mudança e renovação. Ninguém botava fé nele, mas a juventude abraçou sua candidatura e dos 3% de intenções de votos que ele tinha inicialmente, disparou na preferência popular e venceu as eleições de forma esmagadora. Mas o governo de Edmilson Filho foi cheio de escândalos de corrupção que chegaram a tomar proporções nacionais, a ponto de ele não ter tido coragem de se candidatar à reeleição.

No pleito seguinte a esperança encontrou aconchego em Raimundo Louro. Vindo de 02 (duas) derrotas seguidas, o “papagaio” venceu a eleição com uma margem histórica de votos. O fracasso do governo Edmilson Filho foi seu maior cabo eleitoral! Mas seu governo de truculência e escândalos de corrupção o fizeram perder a reeleição para um médico sem histórico político, que capitalizou, por não ser político tradicional, a esperança de renovação e mudança nos rumos administrativos da Princesa. Foi um governo controverso, morno, amador, que só se reelegeu pela enorme rejeição que Raimundo Louro desfrutava. Decepcionado com Lenoílson o povo apostou em Totonho Chicote. Outra decepção que não merece muitos comentários. Frustrado com Totonho, Pedreiras deu um exemplo histórico para o Maranhão e o Brasil elegendo Antônio França, “o liso”, que capitalizou a esperança das classes mais populares, dos miseráveis, num pacto social que ganhou os corações e mentes de nossa gente. Mas França está perdido na prepotência, incompetência e corrupção. Não lhe interessam mais os compromissos assumidos, somente o deslumbre do poder e um fanatismo religioso que beira um distúrbio psiquiátrico.

Novamente nosso povo encontra-se traído e abandonado. De novo nossa cidade está com o progresso e o desenvolvimento adiados. Mas renova-se a esperança de nosso povo. Mais uma vez não deixaremos nos derrotar pelo desânimo ou cansaço.

Urge que construamos um novo projeto popular e coletivo para a nossa cidade! Projeto esse que se construa da base, de baixo para cima, com a participação popular e dos vários segmentos sociais.

Que estudemos os nossos problemas e elaboremos as propostas de solução. Chega de só apontar erros! Temos que fazer um projeto propositivo, factível e exequível. O povo está cansado de brigas, conflitos e baticum! Não constrói.

Chega de se aceitar nomes empurrados de cima para baixo! Abandonemos quaisquer propostas de projetos pessoais de poder ou de personalismos para fatiar a prefeitura em quinhões com grupinhos em detrimento da felicidade de nosso povo!  

Não há iluminados nem salvadores da pátria. Há que se construir um projeto em que todos os envolvidos se comprometam por uma Pedreiras melhor. 

Há que se esconjurar esses que já tiveram sua chance e traíram nossa gente! Há que se construir algo de fato NOVO

O nome que o encabeçará, surgirá naturalmente durante essa construção coletiva.

Tenho dito!


Allan Robero Costa Silva, médico pedreirense e ex-Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras. WhattsApp: 98-98733-0208 / E-mail: arcs.rob@hotmail.com





















93642-2173 ou 08196-0001










5 comentários:

  1. Este valente ser humano, cujas letras não lhe faltam, aponta com clareza o que vltem de ser construído. O problema é que falar mal do liso ainda faltam 2 anos e estaremos perdidos.

    Melhor seria ajuda-lo.

    E não virar as costas.

    Quem poderia dar um choque nele seria o Dr Alan, Dr Walber, o vice, a Katiane, mas ... vejo dias piores para nossa amada Pedreiras .

    ResponderExcluir
  2. O prefeito só prestou pá esse cuidado aí até o dia que deixou ele fazer o que quiz como médico,depois da demissão não presta mais,usou e abusou da boa vontade agora vira as costa e ainda diz que é amigo de infância de amigos assim o inferno tá cheio,vai entender né
    Posta meu comentário

    ResponderExcluir
  3. Seria muito interessante se o Dr. Allan tbm fizesse uma análise crítica de sua atuação,da sua participação efetiva e do seu legado em todos os Governos que ele já passou.

    ResponderExcluir
  4. Excelente! Muito boa essa matéria, pois trás o conteúdo político de nossa cidade desde sua história. Sem dúvidas é um grande conteúdo!

    ResponderExcluir
  5. O nome novo vai surgir da Família das meninas dos Barreto ( Ruth , Raira , Raquel )

    ResponderExcluir