quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

"Todos" querendo a Cátedra do Executivo Municipal!

Pedreiras não merece essa brincadeira de mau gosto que estão fazendo com a cidade que caminha rumo ao seu primeiro centenário - em 27 de abril de 2020!
(Imagem ilustrativa, retirada do Google Imagem em 11.12.2018, às 13h02)


A pergunta é: Onde estão os bons que não se manifestam?


A política de Pedreiras, política mesmo no bom sentido e literal da palavra, se tornou uma brincadeira sem graça para muita gente. Para muita gente sem compromisso, sem competência, que veem unicamente nessa linda arte milenar, uma forma de se dar bem, tirar vantagens e proveito do que ela pode lhe proporcionar: riquezas ilícitas, arrogância, soberba e poder! E, olha, que muita gente tem se dado "bem", quando não a canaliza para o lado da coletividade e das verdadeiras políticas públicas. 

Não vamos aqui apontar quem são esses abutres locais da política, esses senhores que se intitulam políticos e líderes de uma cidade ou região. Afinal, a renda mensal de professor e blogueiro não dá para pagar um processo, pois no Brasil, infelizmente, chamar um político corrupto de ladrão, dá processo, quando não, "caixão e vela preta." 

Mesmo porque não tem necessidade de citar nomes, o leitor virtual - pensamos nós -, deve saber ler nas entrelinhas; o povo sabe de quem estamos falando. Quando não citamos nomes, não damos direito a respostas vazias de quem tem dinheiro, poder e a justiça ao seu lado para lhes defender. 

Nós, quando nos referimos a essas figuras "non gratas", predadores da moral, da ética e do bem público, as chamamos de "políticos", isso mesmo, (políticos entre aspas) e, eles, já compreenderam o porque e alguns, sentindo-se ofendidos, quando lhe caem a carapuça, já até nos chamaram a atenção via "Whatsapp."

(Imagem ilustrativa, retirada do Google Imagem, em 11.12.2018, às 13h22)

Ainda estamos há dois anos para o final da administração atual, mas a única coisa que se vê e que se ouve são algumas pessoas divulgarem nos meios de comunicação, principalmente nas redes sociais, dizerem que são pré-candidatas. 

Nada contra. Normal. Afinal, vivemos em um país democrático, e todos têm esse direito. Mas é preciso colocar o pingo nos "is." É preciso tratar esse assunto com muita seriedade. Pedreiras não aguenta mais tanto desmantelo, tanta falta de compromisso e incompetência na administração pública. 

Destarte, o que está acontecendo na nossa querida e amada Pedreiras, é que muita gente que se diz preocupada com a cidade, está mais interessada no poder e se dar bem, do que realmente ter compromisso com uma administração voltada para as necessidades reais dos munícipes e do próprio município que há anos é deveras vilipendiado.  

Por que não há nesses senhores e senhoras que se dizem políticos e representantes do povo, uma unidade de pensamento e interesse em prol do resgate cultural, histórico, social e administrativo da cidade? Vão ficar eternamente divididos em "grupos" políticos no intuito de chegar à prefeitura e depois dividir o "bolo" entre si, e o povo a ficar só no "cheirinho?" 

O blog do Joaquim Filho conversou com algumas pessoas aqui da cidade, de diversos segmentos sociais, no sentido de ouvir delas, opinião sobre esse assunto, respeitando-as e acatando as mesmas as suas opiniões, independentemente da que seja a nossa.  Até aqui, a opinião foi pessoal, é de nossa responsabilidade, por nossa conta e risco. 

(Dr. Bruno Curvina - Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras-MA/Foto: Carlinhos)


Bom dia, Joaquim Filho! Vejo com muito entusiasmo lideranças e populares engajados no sentido de tentar contribuir para a melhoria de nossa cidade, chegando ao ponto de colocarem até mesmo seu nome à apreciação da comunidade para exercerem cargos no legislativo e até executivo municipal.

Lembro-me do atual prefeito Antônio França, que decidiu colocar seu nome para apreciação mesmo sem nenhuma estrutura na época, e aos poucos conseguiu convencer a população de que seria a melhor opção para o cargo de prefeito.

No entanto, estou sentindo falta da coletividade, da vontade de ir à luta, de ações de fato, das lideranças políticas de Pedreiras que detém a potencialidade junto aos Governos do Estado e Federal, somados com o mesmo interesse, o progresso de nossa cidade.

Com isso, percebo essa desvantagem, que a meu ver, que é a individualidade dessas pessoas. Talvez esse seja um dos problemas mais graves de nossa cidade, esse “estica e puxa” onde poucos se comprometem com a cidade.

Sobre o tempo, não podemos nos esquecer da parábola da semeadura, pois quem planta sementes poderá estar colhendo seus frutos daqui há dois anos, ou não. Haja vista que percebemos a ânsia de algumas pessoas que ao invés de se disporem a ajudar, querem sobressair-se perante as dificuldades da atual gestão, na torcida para a derrocada do governo, não percebendo que a má gestão municipal implica no mal estar geral de nossa cidade.

Finalizando, vejo que é tempo de trabalhar e somar com o município e sua gestão. Várias lideranças têm força suficiente e contatos no estado e federação para contribuir com isso, mas preferem ficar inertes, esperando o barco francês afundar.

Resta esperar mais humildade e respeito pelo povo pedreirense por parte daqueles que realmente prezam pela população pedreirense em sua totalidade. Acredito que daqui um ano de muito trabalho por parte dos pretensos, será o momento de começar a cogitar os reais nomes que terão o apoio do povo para encarar uma disputa por prefeitura e câmara. Vamos aguardar!


(Klebinho Branco - Grupo Carvalho Branco/Foto: Blog do Joaquim Filho)


Bom dia, Joaquim Filho! Creio que as discussões políticas partidárias municipais sempre aquecem após os processos eleitorais onde elegemos nossos deputados, senadores e presidente.

Aqui em Pedreiras estamos vivenciando um fenômeno que nada mais é do que o resultado de uma sequência de administrações equivocadas e desastrosas.  Esse fenômeno tem aguçado em muita gente a vontade de participar do processo eleitoral, pois entendem que também são capazes de dirigir nossos municípios.

De certa forma isso é legal, pois assim podemos ver pessoas discutindo os rastros de problemas deixados por essas administrações que só têm promovido o atraso do nosso município.

Por outro lado, temo por assistir, em um futuro próximo, a repetição do erro em apostar e acreditar em pessoas sem a menor qualificação e mais uma vez ver a população se deixar levar pelo engodo do carisma e das promessas de benefícios, ao invés de analisarem a capacidade dos pretensos ocupantes dos cargos eletivos.

Pedreiras tem perdido enorme oportunidade com esses recursos extras oriundo do gás e poucos são os que, meio a enxurrada de nomes que surgem a todo instante, aquele que apresente algo que de fato podemos observar com uma boa ideia para dar destino a esse recurso.

Ao invés de especulações midiáticas, os comunicadores e a imprensa deveriam estar exigindo transparência na aplicação desses e dos outros recursos públicos.
Enquetes, pesquisas ou qualquer outra ferramenta para medir intenção do eleitor dois anos antes do período eleitoral só irá servir para aqueles que utilizam dessas ferramentas para ludibriar o povo, propagar falsos líderes e obscuras lideranças.



(Professor Romildo Rios/Foto: Professor Rubinho)


Bom dia, Joaquim Filho! A eleição atípica do atual presidente, sem participação em debates, única e exclusivamente através das redes sociais, de forma antecipada e por meios até certo ponto duvidosos, estabeleceu um novo parâmetro no jeito de politicar.


A tendência agora é se antecipar ao máximo via redes sociais, em especial grupos de “WhatsApp”, e realizar discussões, pesquisas, parcerias, acordos para, quando de fato, o momento do pleito oficializado pelos tribunais eleitorais de iniciar, praticamente os resultados já estão definidos. 

Novos tempos, novas fórmulas. Principalmente considerando que a maior parte dos eleitores, já pouco afeitos a grandes análises e leituras, encontra nas redes sociais um espaço de destaque e interação com seus candidatos, ainda que estes sejam robôs.

De qualquer maneira, a informação rápida, curta, sem rodeios, passa a interessar, ainda que muitas vezes se configure como meias verdades, “fake news”, ou até verdade comprovável.

Mais do que nunca, é preciso se valer da era da informação para, de fato, buscar informações e realizar, no tempo adequado, as melhores escolhas. Iniciar campanhas precocemente, é como pôr carbureto em bananas para que elas amadureçam à força. Elas terão aparência de preparadas, mas a essência e a natureza demonstraram que ainda não estavam. 

Sem esquecer que as redes também exercem um papel alienante. É um bombardeio constante e diário que em muitas situações tiram a capacidade de raciocínio. E sem esta, as boas escolhas também ficam comprometidas. 

(Dr. Marco Adriano Ramos Fonseca, Juiz Titular da 1ª Vara da Comarca de Pedreiras-MA/Foto: Joaquim Filho)


De acordo com o artigo 36-A da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), não configuram propaganda eleitoral antecipada a menção a uma pretensa candidatura e a exaltação das qualidades pessoais dos pré-candidatos, desde que não haja pedido explícito de voto.
 
Por pré-candidato entende-se a pessoa que tenha a pretensão de concorrer às eleições, mas que não formalizou sequer seu pedido de registro de candidatura pelo fato de, na maioria das vezes, ainda não ter sido aberto o prazo para isso.

No caso das enquetes divulgadas em blogs locais, que têm a intenção de simular o cenário político para as eleições de 2020, se trata meramente de especulações, posto que antecipa de forma muito precipitada um panorama que somente se formatará daqui há mais de 18 meses, pois somente no mês de agosto/2020 será oportunizado o registro de candidaturas, além do que alguns dos supostos pré-candidatos indicados nas enquetes poderão estar com algum impedimento a sua candidatura por ocasião das próximas eleições municipais, seja por ausência de condição de elegibilidade (ex. suspensão de direitos políticos, ausência de domicílio eleitoral no município em que pretende concorrer) ou por incidirem em alguma hipótese de inelegibilidade (ex. Lei da Ficha Limpa e Lei das Inelegibilidades, tais como, ficha suja; reprovação de prestação de contas; condenação transitada em julgado por improbidade administrativa ou crime contra a administração pública, confirmada em segunda instância ou proferida diretamente por órgão colegiado).

Ademais, alguns dos pretensos candidatos poderão incidir nas hipóteses de inelegibilidade reflexa (quando um parente até o segundo grau, cônjuge ou companheiro do atual ocupante de cargo de Prefeito ou Governador não pode concorrer no mesmo município ou Estado, salvo se já ocupante de mandato e concorrer a reeleição) e a proibição de um terceiro mandato consecutivo para o cargo de Chefe do Executivo, mesmo que em municípios distintos (Prefeito Itinerante), já que a Constituição permite apenas uma reeleição consecutiva e o STF já pacificou a temática.

Ademais, muito embora se reconheça a boa-fé de seus responsáveis, que declaram a intenção de simular um cenário futuro, tais enquetes carecem de respaldo técnico e científico, posto que não observam os padrões técnicos dos institutos de estatísticas nacionais, que registram suas pesquisas eleitorais perante a Justiça Eleitoral, indicando o responsável técnico e o método científico e estatístico adotado. Acrescente-se, outrossim, que outra fragilidade da enquete da internet se refere ao universo de seus participantes, pois são apenas as pessoas que acessam o site na internet, inclusive podendo votar pessoas que não sejam eleitores dos municípios aferidos, não correspondendo, portanto, ao universo dos eleitores locais. 
Destarte, reflete apenas uma especulação, que não corresponde necessariamente a realidade.

Portanto, ausente critério técnico, a enquete consiste em mero levantamento de opiniões, sem controle de amostragem científica, não atendendo a requisitos formais e a rigores científicos.






























3 comentários:

  1. Muito interessa a matéria. Porém, quanto à fala do presidente da Câmara,digo que não é que se queira ver a derrocada de uma gestão, como por exemplo a atual. O que acontece, é que não se pode aplaudir uma gestão que até o presente momento não acertou, praticamente em nada. Você olha a cidade, que deveria estar em processo de desenvolvimento e o que se vê é uma cidade suja e esburacada. A ingerência é grande, porque, pelo que se sabe, o prefeito vive fazendo troca de profissionais competentes, por outros que não têm competência, nem habilidade para exercer tal cargo.

    ResponderExcluir
  2. Com todo respeito ao presidente da Câmara, digo o seguinte: esse discurso não cabe mais. Ninguém torce pra gestão não dar certo, haja vista que os problemas causados por uma má gestão, toda a sociedade sofre. Seria maravilhoso aplaudir um prefeito que realmente mostrasse serviço. A questão não é, absolutamente, denegrir a imagem, mas tomemos por exemplo, a gestão do prefeito de Lima Campos. A cidase é limpa. Só isso, pra quem chega lá, vê que existe comprometimento em fazer valer cada voto recebido pelo mesmo. Será se lá não existe problema? É evidente que sim. Você pode dizer que o Jailson está na reeleição. Realmente está, mas conseguiu porque a 1a gestão teve alto índice de aprovação. A Antônio França foi dada uma oportunidade, que até agora não corresponde à expectativa gerada a um homem que saiu da base, que conhece toda a realidade da cidade, mas, o que temos visto, é uma cidade suja, esburacada, com trânsito desorganizado e perigoso, obras inacabadas e muitos escândalos. Isso não é desejar a "derrocada"; isso é mostrar que a gestão não acertou.

    ResponderExcluir
  3. Pouquíssimos blogueiros levam seu tempo produzindo matérias interessantes como esta, pois muitos estão só no Ctrl V, Ctrl C. Muitos nem escrever, sabem.

    ResponderExcluir