quarta-feira, 8 de maio de 2019

Uma mulher locutora de carro de som: Isso eu nunca tinha visto em minha vida!

Quem é essa jovem mulher, mãe e esposa que ganha a vida dignamente fazendo locução em carro de som na cidade de Lima Campos-MA?

(Vídeo: Joaquim Filho, em 08.05.2019, às 9h30)


"...Eu nunca me imaginei fazendo esse trabalho, eu sou muito tímida..."


Essa história que as mulheres querem ser iguais aos homens, isso nunca foi verdade, pois elas apenas sempre lutaram, desde os primórdios, pelos mesmos espaços e os mesmos direitos. E, ainda, mais que direitos iguais, respeito e liberdade para decidirem sobre suas vidas. 

Hoje o blog do Joaquim Filho no quadro "Rota do Maranhão", fez uma matéria, dessas que acontecem por acaso, como muitas já ocorreram mostrando pessoas anônimas. 

"...A vida todo dia nos ensina, eu estou aqui na verdade mais é aprendendo..."


Estávamos na estrada MA 022 e paramos um pouco e, sentados em um banco da Praça da Bíblia, na vizinha cidade de Lima Campos-MA e, eis que de repente, passa um carro de som anunciando as promoções de uma determinada loja do lugar, algo incomum, porque a voz era feminina. Então, pensamos: 'é um carro de som, dirigido por um homem e a voz de uma mulher deve ser gravada em CD.' 

Pensamento machista e completamente errado da nossa parte. Ora! Se a voz era de uma mulher, por que a condutora-locutora do veículo não podia ser uma mulher, caro blogueiro? 

Pois, para a nossa grande surpresa, era uma mulher. O carro passou sentido a saída da cidade, rumo à Pedreiras. 

Dez minutos depois o carro estava de volta pelo mesmo lado em que fica a praça. Então, me aproximei do veículo de som e perguntei para a senhora que o dirigia, se ela poderia parar, encostar e nos dar uns minutos de sua atenção. Ela parou, assustada, muito desconfiada e perguntou o que eu queria. 

Apresentei-me. Disse-a meu nome. Falei de onde era e o que fazia na vida. Ela ficou mais tranquila. "Desarmou-se" emocionalmente. Foi aí que começamos a conversar. 

"...Hoje o meu trabalho é esse, locutora de carro de som e dona de casa..."

Elogiei-a pelo trabalho que estava fazendo. Disse-a que nunca tinha visto uma mulher realizando tal profissão, por isso que eu havia lhe parado para lhe pedir uma autorização para fazer um vídeo e uma matéria falando do trabalho dela. 

Com a sua permissão fizemos um vídeo de três minutos e cinquenta e oito segundos, no qual, Cristiane, natural da cidade Coroatá-MA, mas há doze anos morando em Lima Campos, casada, (o esposo também é locutor), falou um pouco sobre a profissão que exerce. 

Que bom, que a constatação desse fato, comprovado em uma pequena cidade do interior do Maranhão só vem a nos abrir a mente para a verdade do que diz a mídia, que no Brasil, é crescente a participação da mulher no mercado, de trabalho e, por outro lado ainda, é notório o aumento de sua importância na economia. 

"... Graças ao meu esposo que é locutor, eu estou fazendo esse trabalho. Ele que me deu as dicas. Sou grata a ele..."

Indubitavelmente, a locutora Cristiane, está na estatística progressiva e também aumenta o número de mulheres que tem a responsabilidade feminina no sustento da família e se coloca como destaque profissional na cidade que embora não tenha nascido, mas escolheu para viver e ter uma função social de extrema relevância. 

Por essa atitude, pelo seu profissionalismo, Cristiane é uma mulher que com certeza deve encher de honra e brio a cidade como os filhos dessa terra chamada Lima Campos. 
























5 comentários:

  1. A história dessa mulher, é ainda mais interessante e exemplar! Seu esposo antes era locutor e realizava esse trabalho que ela faz hoje, mas, devido à problemas de saúde o mesmo Ficou impossibilitado de exercer tal profissão. Foi apartir de então que ela tomou essa linda atitude de ir trabalhar para ajudar o seu esposo. Parabéns Guerreira! Não moro mais em Lima Campos, mas, fiquei sabendo da sua história! Lima Campos é terra de mulheres guerreiras e batalhadoras que estão a cada dia buscando seu espaço na sociedade, exemplo disso ao falar em Mulheres Guerreiras e de Lima Campos, tenho também como exemplo minha amiga Marta Lima, que sugiro ao blog também conhecer um pouco da história dessa mulher. Um grande abraço e parabéns pela excelente matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras, caríssimo leitor ou leitora, eu não sei quem é, o comentário está anônimo. Sobre a indicação da matéria com a senhora Marta Lima, podemos fazer sim, quem sabe um dia. Aqui as cousas fluem naturalmente.

      Excluir
  2. Parabéns a esta jovem senhora pelo dinamismo coragem com certeza uma mulher batalhadora em busca do sustento do lar

    ResponderExcluir
  3. não éh a quantidade de matéria que o blogueiro posta e os asessos que afaz um blog ter o respeito do leitor é a qualidade. linda matéria essa eu gostei. Valoriza nóis a mulher, esse blog nos representa.

    ResponderExcluir
  4. Aqui no Rio é bem comum.

    ResponderExcluir