terça-feira, 11 de agosto de 2020

Dr. Humberto Feitosa, pré-candidato a prefeito de Pedreiras, no Tribuna 101!

 Na rodada de conversas que está acontecendo na Rádio FM Cidade de Pedreiras com os pré-candidatos a prefeito, hoje foi a vez do médico HUMBERTO FEITOSA!

O programa Tribuna 101, apresentado todas as manhãs, das 7 às 10h, na Rádio FM Cidade de Pedreiras, Estado do Maranhão, Brasil, que tem como âncora o radialista Klayrton Sousa, e como mediador nas entrevistas o seu diretor-geral e proprietário do Sistema Cidade de Comunicação Klebinho Branco, realizou nessa manhã de terça-feira, dia 11 de agosto de 2020, com início às 9h, uma entrevista com o pré-candidato a prefeito de Pedreiras dr. Humberto Feitosa. A entrevista além de ser transmitida pelas ondas sonoras da rádio também foi transmitida pelas redes sociais e a mesma se encontra disponível no YouTube da rádio.

O entrevistador e mediador Klebinho Branco iniciou a conversa abordando o assunto fazendo um pouco das reminiscências da eleição passada (2016), na qual o pré-candidato dr. Humberto Feitosa ficara em segundo lugar no resultado final da eleição, embora, em algum momento, tenha sido visto nas pesquisas como na preferência do eleitorado, mas que o candidato eleito não teve uma margem em percentual pela preferência do eleitorado, ou seja, segundo Klebinho Branco, mais de 60% não queria o atual prefeito, mas devido a grande quantidade de candidatos, isso foi possível. E, perguntou a dr. Humberto Feitosa o que ele teria a falar sobre essa sua análise. 

Dr. Humberto iniciou dando bom dia aos radiouvintes. Falou da satisfação e da disponibilidade que teve em atender ao convite da emissora. Parabenizou a forma democrática e imparcial que o canal de comunicação mais ouvido da região está tendo diante desse trabalho de informação na política regional. Reafirmou as boas lembranças do entrevistador e disse que em 2016 ele fora convidado para ser candidato pelo Solidariedade, que aceitou, fez uma campanha de alto nível, sem grandes recursos, com os pés no chão, respeito, serenidade e que por alguns dias esteve na "poli position", mas que por alguns fatores não logrou êxito. Disse que Klebinho Branco sabe disso muito bem, pois esteve com ele na campanha eleitoral próxima passada. Disse que realmente o atual prefeito não foi eleito com a maioria dos votos, ou seja, um índice que não reflete o desejo popular. Mas que matemática é claro. Se o prefeito teve a maioria dos votos, então, pode ser eleito, mas que o questionamento e análise são válidos por parte do entrevistador.

Klebinho Branco levantou a questão da grande lista de pessoas que está se apresentado como pré-candidatas. Perguntou ao dr. Humberto Feitosa que essa ideia de muitos candidatos não iria favorecer ao prefeito Antônio França, já que ele também é um pré-candidato à reeleição. Solicitou do pré-candidato como ele via esse detalhe na política de Pedreiras-MA.

Dr. Humberto Feitosa, pelo que esse blogueiro observou, tem um estilo de fazer política, sem contudo, tentar ou mesmo denegrir a imagem do seu opositor. E relacionado à essa pergunta, foi bastante pedagógico, e disse: "Eu acredito que a quantidade, seja ela qual for, é um direito que o cidadão tem de ser ou não pré-candidato. A Democracia precisa ser respeitada na sua essência. Eu prefiro que a população forme a sua opinião em relação a isso. O povo tem mais propriedade  para analisar."

Ao ouvir essa resposta pacífica em tom de paz e amor do pré-candidato, Klebinho Branco perguntou: "Então, pelo visto, você parece estar seguindo um caminho diferente de fazer política e vai adotá-lo na sua campanha futuramente?" Em seguida, foi perguntado pelo silêncio do pré-candidato nesse período de administração Antônio França, e ainda se dr. Humberto Feitosa acredita que esse percentual de 60% por cento que não vota no prefeito pode favorecer aos demais; ainda porque não faz oposição e ficou calado esse tempo todo.


"...Mesmo que tenha 10 (dez) candidatos, um vai ganhar, e o Antônio França vai perder a eleição..."

O pré-candidato dr. Humberto Feitosa respondeu que só em ser pré-candidato a prefeito de Pedreiras já demonstra a sua insatisfação e os desmandos da atual administração.  Reafirmou que se tivesse tudo bem, ele não entraria. Falou que nada mais que pedagógico do que a população sentir e decidir. Disse que não vai fazer campanha querendo se aproveitar das mazelas da administração. Confirmou que mesmo que tenha 10 (dez) candidatos, um vai ganhar, e o Antônio França vai perder a eleição. Defende a ideia de que o povo já tem sua opinião, já está consolidado.  "No primeiro ano o povo já formou essa opinião. Isso não altera a eleição. Eu tenho conversado com todos os grupos em Pedreiras. Na semana passada, nós fizemos isso. Fiz uma aliança com dr. Lenoilson e sua esposa Valdirene.  Nossa meta e nomear secretariado técnico."

Conversa que segue e em dado momento Klebinho Branco perguntou se dr. Humberto Feitosa se considera oposição ao governo municipal. 

Dr. Humberto Feitosa disse que sim. É oposição desde o momento em que o prefeito Antônio França mostrou incompetência como administrador, desde o instante em que adotou a postura de se blindar e se afastou do povo. Disse que o gestor municipal perdeu a sua credibilidade. 

"...E tem mais, Klebinho Branco: o povo não acredita mais nesse governo mesmo com blogueiros inescrupulosos fazendo apologia ao prefeito..."

Perguntado como será o processo de alianças na questão partidária já que há partidos de esquerda e no governo, dr. Humberto Feitosa disse que nunca colocou a questão de assuntos e ideologias partidárias como decisões políticas no verdadeiro sentido da palavra. "Esse é o meu pensamento. Eu não ligo muito para isso. É a forma que eu quero fazer entrando para a vida política. Veja bem: o eleitor não procura partido, procura o candidato, o político; assim como o paciente não procura a clínica, procura o profissional médico."

"Dr. Humberto Feitosa, você não acha que está falando como se já fosse o gestor de Pedreiras?"

Klebinho Branco lembrou da última entrevista que fez com o pré-candidato dr. Humberto Feitosa, na qual ele confirmara que não tinha grupo político, que a sua aliança era com o povo. Mas no entanto, já está conversando com algumas lideranças. Então, Klebinho Branco lhe perguntou: "Você já mudou o seu pensamento em relação a essa questão de fechar apoio com lideranças políticas?"

Dr. Humberto respondeu dizendo que pensa que os interesses da cidade estão acima dos interesses de partido. "Mais que partido, é o candidato é que tem que ter credibilidade. Temos que quebrar esse sistema. Não existe essa questão direita e esquerda. Existem pessoas que defendem princípios. Por favor, esqueça o meu passado politico no Solidariedade, isso já é passado, eu quero e vim aqui para discutir propostas de governar bem a cidade de Pedreiras."

Mudando de assunto radicalmente, depois dessa fala bem enfática do dr. Humberto Feitosa, Klebinho Branco lhe perguntou direto e seco: "E o vice-prefeito?

"O vice-prefeito que vai compor a nossa chapa só vai ser lançado aos 45 minutos do segundo tempo. Isso agora nesse momento não é relevante. O mais importante agora é o cabeça de chapa. Ainda falando sobre conversas com lideranças políticas de outras agremiações partidárias, dr. Humberto Feitosa disse que iria conversar com Alexandre Assaiante, mas não deu, devido a sua agenda está corrida. Alexandre Assaiante me atendeu e aceitou uma conversa. Ele é um bom nome e vem fazendo uma pré-campanha brilhante."

Na sequência o entrevistador canalizou a conversa para as as esferas estadual e federal. Perguntou como o pré-candidato analisa ambas. 

Respondeu que vê as duas forças políticas como dois conflitantes e opositores em ideias. Disse que tanto um como outro, fazendo uma análise, não tem nenhum interesse em entrar em discussões de víeis ideológicos que eles vêm travando. Disse que eleito irá buscar recursos nas duas esferas. Falou que esteve com Flávio Dino. Na eleição passado teve o seu apoiou. Na sua opinião o governador está bem avaliado. Já no Federal, Humberto vê que o presidente tem mostrado ações para os mais pobres. "O problema é que a politicagem confunde as pessoas."

Medicina, saúde, Covid-19, mortes e posição de Bolsonaro diante da pandemia!

"Antes de entrar nesses méritos bastantes complexos, eu quero me solidarizar com todas as famílias que perderam seus ente queridos para a doença Covid-19 e outras perdas de outras patologias. Quero aqui lembrar o meu cunhado dr. Nego, o José Filho, que esteve conosco na eleição passada, e muitos outros que se foram. Quero lembrar aqui o meu irmão Jorge que também faleceu. Sobre essas discussões que permeiam a pandemia com muitas ideias desencontradas, eu, na qualidade de médico procuro me isentar de fazer comentários. Isso tem que ficar a cargo da ciência. O problema maior é que estão polarizando isso no mundo todo. Vejam que nem a classe científica está se pronunciando, principalmente sobre esse caso dos medicamentos que dizem curar a doença. Temos que ter responsabilidades nessas situações. E, nós, estamos tendo."

Depois Klebinho Branco canalizou a conversa para a administração propriamente dita, perguntando se dr. Humberto Feitosa já está ciente dos diversos problemas que vai encontrar na prefeitura, problemas financeiros e muitos outros. E perguntou como ele vai lidar com esse novo normal, caso seja eleito. E ainda comentou sobre o grande desemprego que há no município, triste realidade que essa administração não conseguiu nem começar, gerar emprego e renda. 

"Nós estamos esperando e torcendo por um restabelecimento dessa questão financeira no que diz respeito a impostos, geração de emprego e renda, não só em Pedreiras, no Estado, mas em todo o país. Muitos programas vão sofrer queda nos seus repasses. Espero que a situação melhore até o fim do ano e que a vacina chegue para dar esperança aos investidores. Sobre geração de emprego e renda levou para a questão dos benefícios do governo federal. Fazer com que o dinheiro do município circule dentro do próprio município. Precisamos ter ações governamentais para incentivar o comércio, a agricultura e o empresariado em geral. Investir na produção rural."

Funcionalismo público: será se vai haver concurso?

Dr. Humberto respondeu que a própria lei rege que isso tem que existir. Ma disse que só fará depois que realizar um diagnóstico em todos os setores da prefeitura. Disse que tem que primeiro trazer a máquina para os trilhos. Fazer um estudo geral. Os jovens estão esperando por concurso, emprego, mas disse que deve ter responsabilidade. "Precisamos ter conhecimento da folha de pagamento, principalmente essa questão de funcionário fantasma."

Klebinho Branco ainda permeando as suas perguntas na administração pública, perguntou se o pré-candidato tem estudado a prestação de contas do prefeito Antônio França.

"Sim. Tenho acompanhado. Estou em sintonia com alguns vereadores e temos acesso sim. Sei que a herança ruim do atual gestor vai refletir na nossa administração. Não é o prefeito atual para comigo, mas com a lei de improbidade administrativa. Como já disse, serão pessoas técnicas que vão acompanhar esse trabalho. Estudo e auditória de quatro em quatro meses. Se ficar ouvindo só os assessores, se blindar, fica difícil. Tem que sair do “olho do furacão.”


5 cidades da nossa região estão sendo beneficiadas com os Roaylties. Como você lidar com esses recursos?

"Olha, Klebinho, nós temos um deputado federal muito atuante, que vai destinar emendas para estradas vicinais e poços artesianos e outros projetos de investimentos, que não vai precisar mexer nesse dinheiro que deve ser investidos em outras coisas. Não se ver investimento em educação. O dinheiro está sendo investido em malditas heranças e “tapando buracos” de maus gestores que por lá passaram. Nós vamos ter com certeza um time muito bem preparado. Já que você falou em Lenoilson, é um nome que nos honra muito. Ele tem alguns problemas de prestação de contas, mas já está amortizando e resolvendo isso. É um ex-prefeito melhor avaliado. Vereadores Ceiça e Adonias estão conosco."

Caema – Municipalização ou privatização?

"Todos esses itens que hoje geram um grande problema para o municpio e o povo, nós vamos estudar e procurar resolver: Lixão, Caema, Meio ambiente, Igarapé São Francisco, limpeza, trabalho emergencial, enchentes de chuvas torrenciais."

Klebinho perguntou ao pré-candidato já que é um médico, como ele imagina a saúde e como pensa o hospital público municipal

"Tudo é prioridade. Saúde é prioridade das prioridades. Muita gente está perecendo por falta de uma saúde com qualidade. Eu estudei em rede pública, me formei em universidade pública, então isso me motivou a ser político para corrigir tantas coisas erradas que existem no público, a falta de compromisso de muita gente. Todas as demandas da região tem que vir para Pedreiras. É preciso ter um serviço de urgência e emergência. Atenção básica com qualidade com médicos dia e noite, quer tenha paciente ou não. SAMU precisa ser regionalizado aqui em Pedreiras, com um apoio em Marianópolis. Prefeito tem que ter obrigação moral a dar prosseguimento àquela obra do hospital público a antiga Policlínica. Centro de Especialidades Médicas." 

A última pergunta foi sobre os acertos e erros da administração atual.

"Quem quer fazer e acertar, faz logo no inicio do governo. Isso não aconteceu. Não teve humildade para diálogos, não teve competência para trazer a máquina para os trilhos. Ele tem suas qualidades sim, questão de salário em dia, não se viu greves e manifestações nesse governo. Encerrou parabenizando para todos os advogados, estudantes e garçons pelo seu dia."  

Imagens de Thyago Krause

















4 comentários:

  1. Excelente pré candidato, Dr Humberto está preparadissimo

    ResponderExcluir
  2. o meu trabalho diário me impede de ouvir rádio nesse horário, me disseram que a entrevista estava aqui no blo, vim ver, excelente a matéria, imparcial ao extremo e dr. umberto realmente foi bem, é geral os coment´rios positivos de intrevista

    ResponderExcluir
  3. cara tu faz matéria diferente, mesmo que seja de politica já manjada e enfadonha, tu dar um enredo que prende o leitor gosto de ler você poeta.

    ResponderExcluir
  4. Analisando entrevista nota 100, matéria nota 101. imparcialidade faz a diferença.

    ResponderExcluir