domingo, 28 de maio de 2023

ACADEMIA PEDREIRENSE DE LETRAS TEM NOITE HISTÓRICA!

 SESSÃO SOLENE DE 17 ANOS DE FUNDAÇÃO E POSSE DO NEÓFITO DR. ÉRICO BRITO CANTANHEDE

(Da esquerda para a direita: Érico Cantanhede, Wescley Brito, Nilton Lee, Nonato Matos, Maria do Socorro Menezes, Marcus Krause, Manuel Santana, Filemon Krause, Florisa Lima, Joaquim Filho, Edivaldo Santos, Allan Roberto e Aldo Gomes)

A Academia Pedreirense de Letras - APL realizou na noite de sábado do dia 27 de maio de 2023, com início às 20 horas, a Sessão Solene de comemoração dos seus 17 anos de fundação e a cerimônia de posse do mais novo confrade e imortal das letras o médico pedreirense radicado em São Luis-MA, Dr. Érico Brito Cantanhede, que acompanhado do seu pai e da sua irmã, se fez presente, foi bem recebido pelos demais membros-fundadores e o público que se fez presente.

O presidente da Academia Pedreirense de Letras - APL, Wescley Brito, membro-fundador, deu início aos trabalhos solicitando gentilmente ao mestre de cerimônia fazer a abertura da sessão, que pediu que formasse a mesa de trabalhos, composta por algumas personalidades da sociedade pedreirense.

 

A recepção e o acolhimento ao noviço acadêmico Érico Brito Cantanhede se deu com uma calorosa salva de palmas e as boas-vindas de todos os confrades.

 

Dr. Allan Roberto, membro-fundador da Academia Pedreirense de Letras - APL, por ser padrinho na indicação de Érico Cantanhede, que muito se esforçou para essa realização, fez um discurso focado à vida profissional do nobre colega, destacando as suas habilidades para a literatura, os livros e a poética, além de professor universitário, poeta, escritor, membro da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - Regional Maranhão, deixando bem claro ter nascido na cidade de Pedreiras, o ativista em defesa da classe medica e cultor da doutrina espírita o médico Érico Brito Cantanhede.

 

A Sessão Solene da APL teve também como objetivo a entrega das indumentarias oficiais aos seus respectivos confrades e confreiras, uma vestimenta padrão das academias e que doravante será usada pelos seus membros nas reuniões e em ocasiões especiais, tal qual a realizada nessa data.

Tivemos os discursos, que por sinal bem feitos e profundos, dos acadêmicos Wescley Brito e Filemon Krause, que deixaram bem claro ao público presente a função, o dever e a importância de uma academia de letras em uma cidade. 

Filemon Krause em um discurso cheio de estudo e pesquisa, pois nisso ele se tornou exímio, fez uma explanação dos livros de pesquisas históricas que existem no Maranhão, onde citou as cidades e seus respectivos autores, como também as cidades do Maranhão que existem academias de letras. Indubitavelmente, uma informação mais que precisa para quem é acadêmico de letras.


Quem também fez o seu discurso de posse e agradecimentos foi o neófito acadêmico Érico Brito Cantanhede, que agora ocupando a cadeira de número 32, cujo patrono é o saudoso médico e ex-prefeito de Pedreiras, Dr. Pedro Barroso. Érico Cantanhede fez uma pesquisa minuciosa acerca da biografia do seu patrono e na apresentação deu um show. Destacou a honra de ter nascido em Pedreiras.


Enalteceu sua família e amigos que aqui conheceu no período que morava na terra do poeta maior, Corrêa de Araújo. Após a sessão solene houve um coffee break e depois um jantar no Restaurante Ponto X, no Hotel San Pedro. 

Dr. Robert Barroso, filho do saudoso Dr. Pedro Barroso, esteve presente na Sessão Solene a qual o seu pai estava sendo homenageado, por ser patrono, nos deixou essa mensagem: "Parabenizo a Academia Pedreirense de Letras pelo seu 17º aniversário e pela aquisição de tão valoroso membro, Dr. Érico Brito Cantanhede, a quem também agradeço sua escolha, em ocupar a Cadeira de nº. 32, cujo Patrono é Dr. Pedro Barroso de Carvalho Neto. Eu e minha família ficamos muito felizes e imensamente honrados pela sua escolha, Dr. Érico Brito Cantanhede. Desejamos-lhe boa sorte!

Veja a mensagem do acadêmico Dr. Allan Roberto logo após a realização da sessão solene da Academia Pedreirense de Letras (APL): Pedreiras nessa noite de 27 de maio de 2023 viveu um momento ímpar e histórico em sua trajetória cultural - a Sessão Solene da Academia Pedreirense de Letras (APL) para a comemoração dos 17 anos de fundação da Confraria, a entrega da indumentária oficial dos membros e o ingresso de mais um confrade, Dr. Érico Cantanhede, fez lágrimas verterem e um verdadeiro show de cultura, beleza, história e arte foi naturalmente se materializando por, pelos e para os presentes, para a honra de Pedreiras, orgulho dos imortais da Academia e maravilha dos pedreirenses. 


































































Um comentário: