quinta-feira, 8 de novembro de 2018

A sociedade e suas contradições.

Coluna do Doutor "Doidão"

Pedreiras viveu nessa quarta-feira um dos mais feios e tristes dias de sua história. Na terça-feira à noite as autoridades todas da cidade e a sociedade em peso reuniram-se na Câmara Municipal num evento pela emancipação das mulheres e contra o FEMINICÍDIO - crime por ódio à condição de Mulher da vítima.

Na manhã de quarta um júri popular ocorreu no Fórum da cidade para julgar um homem por um crime bárbaro, cruel, covarde, vil e torpe.

O criminoso flagrou há 02 anos sua namorada num motel no centro da cidade com um amante de 78 anos. Matou o amante. E por achar pouco o que já tinha feito, saiu com a mulher nua arrastando-a pelos cabelos pelas ruas próximas ao mercado central em plena manhã, dia útil, ruas cheias de transeuntes, comércios abarrotados, espancando-a e humilhando-a. Ela pedia socorro e abrigo às pessoas nas ruas. Viraram-lhes as costas. O gesto omisso da sociedade naquele momento parecia querer dizer: "merece ser tratada assim como cachorra para deixar de ser vadia". Esqueceram-se aqueles autodenominados "cristãos" que nem animal merecia aquele tratamento. E que Cristo também foi arrastado e humilhado seminu pelas ruas de uma Jerusalém cheia de gente hipócrita aplaudindo o espetáculo.

Bem, no dia seguinte à sociedade e autoridades reunirem-se na Câmara contra o mais brutal crime contra a Mulher, o júri popular de um homicídio e uma tentativa de FEMINICÍDIO termina com o júri, isto é, a SOCIEDADE, inocentando o criminoso. Novamente a sociedade virou as costas àquela mulher. Cristo NÃO virou as costas a Madalena quando esta ia ser apedrejada. E o criminoso saiu do Fórum livre, leve e solto para encontrar a vítima e dizer-lhe: "tá vendo como a culpa foi tua? Sou inocente e me liberaram para eu terminar o serviço que ia fazer contigo naquele dia que me prenderam".

Não há de se reclamar das Polícias - agiram com eficiência! Nem do Ministério Público - foi exemplar! Muito menos do Judiciário - cumpriu o seu papel magistralmente! O júri popular representa a nossa sociedade. Então há de se condenar a sociedade que é HIPÓCRITA, PRECONCEITUOSA, COVARDE E OMISSA com os mais fracos!

Fatos dessa natureza estimulam o crime e o ódio, enfraquecem as instituições criadas para defender a própria sociedade e demonstram quão brutalizada e doente está essa nossa tal sociedade moderna. Clama e chora por justiça e quando tem a oportunidade e a responsabilidade legal de fazê-la se omite e ainda se alia ao crime! Pelo amor de Deus, chamem o PSIQUIATRA urgente!!!

Allan Roberto Costa Silva é médico e ex-Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras. Membro-fundador da Academia Pedreirense de Letras.





























2 comentários:

  1. Estamos vivendo um período realmente triste da nossa história. A manifestação do ódio e do preconceito escancarado, sem censura,sem medo. A legitimação de um crime como este, reflete o adoecimento social, e a hipocrisia de um povo. Psiquiatra não Allan, reflexão profunda, resignificação de valores, empatia, solidariedade. Estamos carentes.

    ResponderExcluir
  2. Estamos vivendo um período realmente triste da nossa história. A manifestação do ódio e do preconceito escancarado, sem censura,sem medo. A legitimação de um crime como este, reflete o adoecimento social, e a hipocrisia de um povo. Psiquiatra não Allan, reflexão profunda, resignificação de valores, empatia, solidariedade. Estamos carentes.

    ResponderExcluir