sexta-feira, 15 de março de 2019

Câmara Municipal de Pedreiras realizou mais uma Sessão Ordinária

Com vários assuntos em pauta a Câmara Municipal de Pedreiras fez longa e proveitosa Sessão nessa manhã de sexta-feira (15)
(Vereador Dr. Bruno Curvina - Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras/MA - Foto:Joaquim Filho)

Há dias, ou melhor dizendo, meses, que o blog do Joaquim Filho não participava e fazia a cobertura da Sessão da Câmara Municipal de Pedreiras, mas sempre, todas as semanas, chega até a nossa redação convite formal e por escrito de Sua Excelência o Presidente daquela Casa Legislativa. 

(Leonardo Del Nery/Foto: Joaquim Filho)

Justificamos: o grande entrave era a incompatibilidade dos dias e horário da realização das reuniões nesses dois anos passados: primeiro porque coincidia com o horário em que dávamos aulas, e depois, com o do nosso treino da academia. Mas com esse novo horário, manhã de sextas-feiras, agora sim, podemos marcar presença, cobrir os fatos e levar até aos nossos leitores a notícia colhida na mais límpida fonte da verdade. 

(Vereadora Ceiça ao usar a Tribuna da Câmara, na sua fala, destacou e fez menção honrosa aos poetas de Pedreiras pelo Dia da Poesia, ocorrido nesse dia 14/03 - Vídeo: Joaquim Filho)

(Mesa Diretora composta pelos vereadores: Bruno Curvina, Filemon Neto, Sérgio Profírio, Didi Motos e Adonias Quineiro/Foto: Joaquim Filho)


Sob a coordenação dos trabalhos a Sessão da Câmara do Presidente Dr. Bruno Curvina, ao nosso ver, uma Sessão bastante proveitosa, dinâmica, que embora tenha começado com uma grande polêmica envolvendo a questão da problemática do bairro Maria Rita, mas tudo dentro da sua normalidade, sem nada de tão grave que tirasse o brio dos trabalhos de Suas Excelências, o início foi às 9h em ponto. 

(Taxistas na espera de verem o seu projeto entrar em votação. O projeto tem como finalidade abrir mais número de vagas para o exercício da profissão de taxistas na cidade de Pedreiras-MA/Foto: Joaquim Filho)


Após a leitura da ata da reunião anterior, feita pela assistente de plenário, o munícipe por nome Reginaldo, morador do bairro Maria Rita, representando a Associação do referido bairro e demais moradores, segundo ele, usou a Tribuna da Câmara para cobrar dos senhores vereadores mais empenho na questão do bairro Maria Rita que já vem há anos se arrastando e ninguém resolve os problemas de infraestrutura já conhecidos por todos. 

(Reginaldo, representante dos moradores do Bairro Maria Rita/Foto: Joaquim Filho)

Na opinião de alguns vereadores presentes e até mesmo do Presidente da Casa, não foram muito de conformidade ou amistosidade a forma como o senhor Reginaldo se dirigiu a alguns edis, de forma incisiva cobrando do mesmo solução para os problemas que já vêm há anos se arrastando no bairro Maria Rita e chegou a pedir uma explicação deles por que não foram para a reunião, para a manifestação e por que saíram do grupo de "Whatsapp" feito para tratar de assuntos dos problemas do bairro. Segundo o senhor Reginaldo, os que se procederam se comportaram como COVARDES. 
  

Após a fala bastante entusiasta do representante do moradores do bairro Maria Rita, senhor Reginaldo, o Presidente Dr. Bruno Curvina fez algumas indagações: pediu que se apresentasse, dissesse o seu nome, e qual a sua função dentro da Associação dos Moradores do Bairro Maria Rita, uma vez que o cidadão já começou indo direto ao assunto. Depois lhe fez algumas perguntas sobre o assunto em pauta no sentido de ver no mesmo segurança do que falava e do que ora estava reivindicando e disse que a forma como ele estava se referindo aos vereadores e àquela Casa, não era o caminha viável, já que todos têm o mesmo interesse que é o de ajudar a solucionar os problemas do bairro. Na sequência seguiram as falas de insatisfação de alguns vereadores sobre a fala do senhor Reginaldo. 

(Vereador Zezinho do Amor/Foto: Joaquim Filho)

"Senhor Presidente! Bom dia a todos! Meu cidadão que ora se manifesta nessa Tribuna da Câmara, a quem eu tenho um grande respeito e admiração, eu quero lhe dizer e para todo os moradores do bairro Maria Rita, que eu não sou um vereador covarde pela fato de não ter ido à reunião, manifestação e de ter o livre arbítrio de sair de um grupo de "Whatsapp". O Senhor deveria medir as apalavras. Quando foi que alguém me enviou um convite ou me ligou convidando para tais atos? Olha, eu sou um vereador do povo, não sou vereador de prefeito, de grupinho ou de interesses não. Toda vez que o povo precisa de mim, eu estou pronto para servir."

(Vereadora Ceiça/Foto: Joaquim Filho)

"Bom dia a todos! Senhor Presidente, imprensa aqui presente, taxistas e demais pessoas. Eu gostaria também de deixar bem claro, que eu na qualidade de Vereadora e como cidadã, estou nessa luta e apoio o povo do Bairro Maria Rita. Nesse momento em que se procura resolver os problemas que afligem o bairro e seus moradores, não é hora de procurar culpados. Todos sabem que isso não compete mais à Câmara, embora, nós, na qualidade de vereadores, de forma independentes e livres leve o nosso apoio, mas agora é competência do Executivo. Cadê os deputados federais e os senadores que foram votados aqui em Pedreiras? A hora de procurar recursos é agora. Amanhã vai haver um encontro nessa Casa e muitos deles vão estar aqui. Reúnam-se, façam um movimento e os procurem para ver o que eles têm a dizer. Senhor Reginaldo, tenha certeza que todos os 13 vereadores têm interesse qe seja resolvido esse problema."

(Vereador Elcinho Gírio/Foto: Joaquim Filho)

"Senhor Presidente, bom dia e bom dia também a todos! Todos sabem que eu venho nessa luta. Os moradores sabem que eu estou junto com eles. O problema do Bairro Maria Rita é que quem poderia e pode resolver, não resolve. O prefeito Antônio França não tem projeto para o bairro e nem tem interesse em resolver essa celeuma que vai continuar se arrastando até o fim do seu governo." 

(Vereador Robson Rios/Foto: Joaquim Filho)

"Bom dia, Senhor Presidente! Bom dia a todos os presentes aqui na Casa! O que eu tenho a dizer é muito simples, é a mesma coisa que venho falando. Se o prefeito de Pedreiras já tivesse aplicada os quase 17 milhões de dinheiro dos Royalties que já entraram nos cofres do município, ele já teria resolvido isso, mas o problema é que não resolve e ninguém sabe para onde está indo todo esse montante." 

(Vereador Jotinha/Foto: Joaquim Filho)

"Senhor Presidente! Senhores e senhoras presentes! Bom dia a todos! Senhor Reginaldo, eu gostaria de lhe dizer, que mesmo que você pague o nosso salário, como você falou aí na Tribuna, você e ninguém tem o direito de nos chamar de covardes..."


(Vereador Totinho/Foto: Joaquim Filho)

"Bom dia a todos! Senhor Presidente, senhoras e senhoras aqui presente nessa Casa. Sobre esse assunto de acusações, ofensas e problema envolvendo o Bairro Maria Rita, desde 2017 que estou Vereador, e desde o dia que eu assumi que dou entrada de Requerimento nessa Casa pedindo infraestrutura para esse bairro. Então, de forma alguma permito que alguém venha dizer que aqui eu não estou fazendo não. Os Requerimentos estão em minhas mãos, podem vir conferir."

(Vereador Gard/Foto: Joaquim Filho)

Nessa história de ser chamado de covarde pelo senhor Reginaldo, quem mais ficou chateado foi o Vereador Gard. O parlamentar pegou o microfone e fez suas defesas e não gostou nada do que ouviu. Gard disse que se retirou do grupo de "Whatsapp" porque vereador lá virou motivo de chacota, alguns começaram a esculhambar os vereadores, dizendo que nós somos comprados pelo prefeito e outras coisas mais que não vale nem a pena relatar. 

Em seguida, obedecendo a pauta, veio a Ordem do Dia!
























































Nenhum comentário:

Postar um comentário