quinta-feira, 30 de maio de 2019

Realizado cerimônia de encerramento da campanha de Combate à Exploração Sexual contra Crianças e aos Adolescentes

Uma Campanha que teve a participação dos municípios de Trizidela do Vale, Pedreiras, Lima Campos e ainda Poder Judiciário e instituições sociais!
(Juíza Dra. Ana Gabriela Costa Everton, da 2ª Vara da Comarca de Pedreiras-MA/Foto: Joaquim Filho)


A Campanha de Combate à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes que teve seu início dia 18 de maio, data que se comemora em todo o território brasileiro, teve seu encerramento com uma belíssima cerimônia, realizada a partir das 19h30 no auditório da Faculdade de Educação São Francisco, nessa noite de quarta-feira, 29, uma ação que teve uma força conjunta dos municípios de Trizidela do Vale, Pedreiras e Lima Campos, com o apoio total do Poder Judiciário, instituições das esferas municipal e estadual, sociais, Polícia e sociedade. 


Recepção e confraternização com a escritora renomada Sharlene Serra no Hotel San Pedro. A convite da Juíza de Direito Dra. Ana Gabriela o blog do Joaquim Filho cobriu o momento!

(Representantes do Poder Judiciário e do município de Trizidela do Vale em um momento de confraternização com a escritora Sharlene Serra, no Hotel San Pedro/Foto: Joaquim Filho)

Antes que começasse a cerimonia de encerramento da Campanha de Combate à Exploração de Crianças e Adolescentes, na FAESF, aconteceu no Restaurante do Hotel San Pedro um clima de recepção, confraternização e interação com a renomada escritora Sharlene Serra, no sentido de ficarmos inteirados sobre o que iria acontecer durante a sua participação como ministrante da palestra da noite. 
Presentes estavam: Ricardo Maia, Dina Selma, Juiz Dr. Arthur Gustavo, Juíza Dra. Ana Gabriela, Juíza Dra. Larissa Tupinambá, funcionários da 2ª Vara e a escritora. 




(Blog do Joaquim Filho com Ricardo Maia na recepção à escritora Sharlene Serra)

Momento cultural com os cantores locais Hilton "Tim" Veras e Marcelo Cruz


As pessoas que chegavam para o encerramento da Campanha tiveram o prazer de se deliciarem com um belíssimo show dos cantores de Pedreiras Hilton "Tim" Veras e Marcelo Cruz que cantaram canções da nossa música popular brasileira e também locais. Ambos são cantores já bastante conhecidos da nossa cidade pelo trabalho que há anos vêm realizando na música e no meio cultural. 

(Foto: Joaquim Filho)

Fala da Juíza Dra. Ana Gabriela

(Foto: Joaquim Filho)

"Boa noite, senhoras e senhores! Inicialmente gostaria de agradecer a presença de todos os Juízes, Promotores, Defensores Públicos, representante da OAB, funcionários da 2ª Vara da Comarca de Pedreiras e colegas de trabalho que dividem as angústias de processos que envolvem crianças e adolescentes. Agradecer a todos os funcionários do Fórum de Pedreiras.
Quero também agradecer todos os envolvidos na organização e peço perdão para não nominar porque correria o risco de deixar alguém de fora, e por isso nunca eu me perdoaria. 

Agradecer aos municípios de Pedreiras, Trizidela do Vale e Lima Campos pela total parceria e sem a qual esse evento seria impossível de acontecer. 

Agradecer a escritora Sharlene Serra que veio exclusivamente proporcionar a todos uma palestra muito interessante sobre esse tema da campanha.

Precisamos entender que todos somos responsáveis por nossas crianças e adolescentes. Não podemos saber da existência de fatos em que crianças e adolescentes são violentadas e nos calar, não podemos ser omissos. É dever de todos!

Quando o fato chega ao Judiciário a violência já aconteceu e diante da preocupação com a vítima infanto juvenil foi instituída a Lei 13.431/2017 que prevê o depoimento especial e a escuta especializada de crianças e adolescentes em salas diferenciais e a nossa Comarca de Pedreiras é dotada desta sala desde 2015, mesmo antes da Lei, ainda como prática. 

Na modalidade de depoimento especial a oitiva a criança é ouvida através de uma facilitadora, que existe em nossa Comarca, pois temos a Psicóloga Daniela Sucupira e a Assistente Social Amanda. 
(Foto: Joaquim Filho)

Ressalto que temos uma legislação avançada e temos preocupação da vítima ser acolhida e não ser revitimizada, mas é preciso muito mais, é urgente e necessário que haja prevenção desses abusos, para que não aconteçam, e se acontecerem, sejam denunciados. 

Ainda se verifica a infância exposta e vulnerável, e não raras vezes vítimas de toda ordem de violência, social, psicológica e sexual; e, embora se tenha uma melhora no tratamento dispensado à população infanto juvenil, ainda é significativo a quantidade de crianças e adolescentes sofrendo abusos e explorações. 
(Foto: Joaquim Filho)

Dentro deste cenário é fundamental conscientização e mobilização da sociedade em geral para enfrentamento da violência sexual de crianças e adolescentes, daí a importância de eventos como estes.
(Formação da Mesa: Juiz Dr. Arthur Gustavo, Juíza Dra. Larissa Tupinambá, Juíza Dra. Ana Gabriela, Escritora Sharlene Serra, Ricardo Maia, Delegado Jânio Pachêco, Delegado Pérícles Lima, Defensor Público Dr. João Forte/Foto: Joaquim Filho)


A situação e grave! Só no ano de 2016 foram 15.707 denúncias, no primeiro semestre de 2017, mais de 9 mil denúncias e em 2018, 17 mil, somente do Disk 100 e o certo é que esses casos são subregistrados, posto que a violência  sexual, não raras vezes, na verdade, na maioria das vezes, acontecem no ambiente familiar; e, portanto, não são registrados, consequentemente não temos dados precisos. 

Precisamos cuidar de nossas crianças e adolescentes para que não tenham essas fases de suas vidas roubadas, e se tornem adultos psicologicamente sadios. 
(Foto: Joaquim Filho)

Ainda há muito para ser realizado para cumprimos o mandamento constitucional da proteção integral à criança e ao adolescente, mas os primeiros passos já foram dados e que casos de como de Araceli nunca mais aconteçam r todas as nossas crianças estejam a salvo de toda espécie de violência."


Palestra com a escritora Sharlene Serra
(Foto: Joaquim Filho)

Logo depois da formação da mesa de trabalhos, da fala da Juíza Dra. Ana Gabriela, e em seguida desfeita a mesa, o cerimonialista convidou a palestrante da noite, a escritora Sharlene Serra, Especialista em Educação Inclusiva, graduada em Desenho Industrial e em Pedagogia. 
Formadora Educacional na área de Educação Inclusiva. Escritora, autora da Coleção Incluir, composta de 5 títulos, qua bordam a deficiência visual, auditiva, intelectual, física e TEA (autismo). Autora do livro Diário Mágico: Um segredo para contar, que aborda sobre abuso infantil. 
Atualmente coordena ações de leitura e escrita na Secretaria Municipal de Educação no Núcleo de Enriquecimento para Estudantes com características de altas habilidades ou superdotação - NEECAH/S. Membro da Academia Poética Brasileira - PR. Membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil - AJEB. Vice-presidente da AJEB (Associação de Jornalistas e Escritores do Brasil), seccional Maranhão. 






 
   


























Nenhum comentário:

Postar um comentário