sábado, 17 de dezembro de 2022

COLUNA DO CONFRADE DR. ALLAN ROBERTO

 *REVOLTANTE! Aquilo que nossa paixão política não pode admitir!*

Eu votei em Lula! já fui a Cuba em favor do regime e em turismo. Já fui petista e de esquerda. Atualmente não sou filiado ao PT e a nenhum outro partido político e nem me considero de esquerda. Me considero de centro. 

Quero dar um testemunho a vocês de algo que tomei conhecimento e me entristeceu muito. 

Iniciei uma nova função profissional que por razões que se tornarão óbvias vocês entenderão no decorrer do texto porque eu não vou identificar. 

Conheci uma das funcionárias de um dos setores do hospital, muito capaz, operacional e simpática; sotaque espanhol, que imaginei logo ser boliviana mas que depois descobri ser cubana. E ao saber ser cubana, fiz amizade com ela e ao encontrar-me com ela sempre fazia saudações do tipo "VIVA LA REVOLUCIÓN!"; "VIVA FIDEL"; "VIVA EL CHE"! 

Aos poucos fui percebendo que ela fazia expressão triste com esses cumprimentos. E ao conversar com ela sobre sua atual realidade, ela me contou que ao acabar o Mais Médicos Cubano ela não retornou a Cuba e é hoje proibida de entrar ou retornar ao seu país e de fazer contato com seus familiares; que se voltar vai presa e sofrerá torturas, pois é tida como desertora; que tudo que falam de bom aqui sobre Cuba e o que eu vi lá em minhas viagens é muito diferente da realidade cotidiana de seus moradores e que ela realmente se entristece com as minhas brincadeiras saudando com VIVAS a Revolução Cubana, Fidel Castro e Che Guevara, pois isso só lhe traz à lembrança tristeza e dor. 

Diz que o regime que "tiraniza" (SIC) o povo dela está destruindo seu país. Falta tudo: comida, remédios, material de higiene básica. Que ela amava a Revolução até descobrir a verdade sobre o regime: prisões, torturas, desaparecimentos e mortes de oponentes. E que trabalha como técnica, pois Cuba não libera seus documentos de médica para ser reconhecida aqui legalmente  como tal. Tantas outras atrocidades me contou mais que não vou contar aqui; até de que negociam liberar seus documentos em troca de ela devolver seu filho menor para Cuba. Ela responde ao Consulado que seu filho é INEGOCIÁVEL!

Eu fiquei comovido.

Pois para mim injustiça não tem cor nem viés ideológico: É INJUSTIÇA! E como tal deve ser combatida e execrada!

Viva Jesus Cristo!

*Allan Roberto Costa Silva*, médico, ex-Vereador-Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras, membro-fundador da Academia Pedreirense de Letras-APL e da Associação Pedreirense de Poetas e Escritores-APOESP.

3 comentários:

  1. Antes tarde do que nunca, ainda bem que vc descobriu os horrores da Ditadura Cubana.

    ResponderExcluir
  2. Triste realidade. O povo cubano é oprimido por aquele regime totalitarista e autoritário. E é obrigado a calar. A verdade la não pode ser falada, só pena de prisão ou muitas outras coisas. Deus tenha piedade daquele povo humilde.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Dr. Allan, meu caríssimo confrade! Concordo em gênero, número e grau: "injustiça é injustiça" venha de onde vier!

    ResponderExcluir