sexta-feira, 11 de março de 2022

Coluna do Professor Marcus Krause

 A GUERRA QUE COMPROMETE O FUTURO DAS CRIANÇAS

Professor, Poeta, Escritor, Pesquisador, Historiador, Servidor do Ministério Público Estadual, Membro da Academia Pedreirense de Letras, Presidente da ONG Toda Criança Feliz e voluntário de vários projetos sociais, Graduado em Letras pela FAESF. 

“As crianças são investidas de poderes não conhecidos, que podem ser as chaves de um futuro melhor.” Maria Montessori. É com a frase desta celebre educadora, que revolucionou a forma de fazer educação, que inicio este texto para falar sobre a triste situação pela qual estão passando milhares de crianças na Ucrânia em razão da guerra naquele país.

 (Imagem ilustrativa, retirada da Internet em 11.03.2022, às 08h31) 

Um dado preocupante foi divulgado nos últimos dias pelo UNICEF, que aponta que mais de 500 mil crianças já fugiram da Ucrânia em razão dos conflitos ali existentes. 

A pouco assistia a uma matéria da Globonews pelo Instagram e vi, com os olhos cheios de lágrimas, uma cena de partir qualquer coração, onde soldados ucranianos chegaram à uma residência e de lá retiraram uma mãe com 2 crianças, pois o local estava sendo atacado e aquelas vidas estavam sujeitas à morrerem caso permanecessem ali. Uma das crianças ainda brinca com o soldado ao vê-lo de capacete.  Situações como essas nos deixam demasiadamente entristecidos e preocupados com o futuro de milhares de crianças que ali vivem.


 (Imagem ilustrativa, retirada da Internet em 11.03.2022, às 08h35)

Muitas dessas milhares de crianças que estão sendo obrigadas a deixar suas casas e fugir para outros países, estão sendo afastadas de seus pais, pois os homens são obrigados a permanecerem no país e lutarem em defesa da pátria. Muitas delas jamais voltarão a ver seus pais, pois muitos deles morrerão na guerra. Os danos que essas crianças terão são incalculáveis, são danos psicológicos, emocionais, sociais, econômicos, educacionais, familiares, etc. Muitas perderão suas casas, seus bens e terão um futuro incerto e comprometido. 

(Imagem ilustrativa, retirada da Internet em 11.03.2022, às 08h40)

Quando Jesus esteve neste mundo ele ensinou a humanidade a preocupar-se com as crianças, em certa ocasião durante suas caminhadas, as pessoas começaram a trazer as crianças para que Jesus as abençoassem, os discípulos achando que isso incomodaria o mestre tentaram repreender as pessoas e na mesma hora Jesus os advertiu para que não fizessem isso, mas que deixassem vir até ele as crianças, pois delas é o reino dos céus. 

Esse trecho bíblico nos faz refletir também sobre a necessidade de nos preocuparmos com a situação que estão vivendo aquelas crianças na Ucrânia. O presente daquelas crianças é preocupante, o futuro delas é angustiante e, ao acabar a guerra, o passado delas ficará marcado em suas memórias para sempre. Além dos prejuízos atuais com a perda ou a separação de seus familiares, terão incontáveis prejuízos que carregarão para o resto de suas vidas.  

Que haja paz na Ucrânia!

























Um comentário:

  1. Excente texto digno de encômios e que a paz reine no mundo. Bom final de semana a todos e fiquem com Deus

    ResponderExcluir